CryptoTimes

Spotify caminha para a Web3 por meio de NFTs

23 fev 2023, 13:07 - atualizado em 23 fev 2023, 13:08
Spotify Web3
O Spotify já abordou um movimento bem agressivo, conforme Tillier, o que mostra um forte comprometimento da empresa com a Web3 (Imagem: Twitter/Reprodução)

O Spotify caminha rumo à Web3 (conceito de interação baseada na tecnologia blockchain) por meio de acessos exclusivos para detentores de NFTs.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A novidade é que, a partir da conexão da carteira virtual do usuário, detentores de um NFT específico terão acesso a uma playlist na plataforma de músicas.

O NFT em questão é do “The Real Kingship”, um grupo de colecionadores de Bored Ape Yacht Club que comercializa o direito de imagem de seu NFTs.

O anúncio não veio oficialmente da empresa, mas do próprio “The Real Kingship”. O Spotify confirmou através do perfil oficial da empresa ao responder o anúncio do grupo.

O grupo de detentores de BAYC comunicou que o acesso à playlist será por meio de NFT no Spotify. O perfil oficial da empresa confirmou a parceria comentando: “Animados para ter você conosco”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Esta é uma playlist com curadoria especial exclusiva para os titulares do KINGSHIP Key Card (NFT)”, diz o anúncio.

A coleção de Bored Ape Yacht Club é uma das que mais entrega liberdade comercial aos detentores. O Kingship é um conjunto de detentores da coleção que comercializa a marca em volta e seus NFTs.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Spotify na Web3; o que significa?

Lugui Tillier, CCO da Lumx Studios, afirma que o anúncio é um movimento interessante e ousado, porque, segundo ele, a empresa está testando a funcionalidade em sua própria plataforma. “O que as empresas fazem, geralmente, é construir uma plataforma [própria para isso]”, diz.

Tiller compara o movimento com os recentes do Twitter – com o Twitter Blue, permitindo verificação de NFTs – e do Instagram – de publicar um NFT a partir da conexão da carteira.

“Sendo honesto. É algo muito básico, que traz pouca utilidade para o detentor no primeiro momento. Mas mostra o comprometimento da empresa, e começa a dar margens para outras oportunidades”, diz.

Para ele, o modelo de “token-gated” – onde plataformas permitem conexão com carteiras virtuais para dar acesso à exclusividades – deve ser um dos grandes movimentos em 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“É um novo hábito de consumo, são novas formas de engajar, conversar e conhecer um usuário online. Claramente essas plataformas sociais vão abraçar esse modelo de conexão”, diz.

Entre as possibilidades futuras no Spotify, o CCO cita acesso antecipado a lançamentos de músicas; acesso à bastidores e distribuição de NFTs oficiais do Spotify com base em dados do usuário com benefícios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

Repórter do Crypto Times
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
leonardo.cavalcanti@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.