Starbucks paga o mesmo para homens e mulheres nos EUA
Pela primeira vez, a Starbucks divulgou a diferença salarial entre mulheres e homens que trabalham na rede de cafeterias nos Estados Unidos: zero. É um contraste em relação à força de trabalho total do país, na qual as mulheres ganham, em média, 19% menos do que os homens.
A Starbucks também diz que não há desigualdade salarial entre pessoas de diferentes raças.
A Starbucks se une ao Citigroup na divulgação de dados sobre a média salarial, uma raridade entre empresas dos EUA, que não são obrigadas a divulgar publicamente números sobre diversidade. Desde 2018, empresas no Reino Unido são obrigadas a divulgar esses dados.
No mercado britânico, as funcionárias da Starbucks ganham 5% menos do que os homens. Globalmente, o salário das funcionárias da rede equivale a 98,3% da remuneração dos homens.
“A Starbucks está focada na diversidade e na equidade há muito tempo, e podemos ver isso nos números”, disse Natasha Lamb, sócia-gerente da Arjuna Capital, que pressiona as empresas a revelarem dados salariais para uma maior igualdade de gênero.
A igualdade salarial da Starbucks mostra não apenas que as mulheres recebem o “mesmo salário pelo mesmo trabalho”, mas também que ocupam o mesmo número de cargos bem-remunerados quanto os homens.
“A igualdade salarial tem sido uma prioridade na Starbucks”, disse Bailey Adkins, porta-voz da rede. “Fizemos um trabalho sério para garantir que homens e mulheres sejam remunerados de maneira justa.”
Pressionados pela Arjuna, alguns dos maiores bancos e empresas de tecnologia divulgaram a desigualdade salarial entre homens e mulheres que fazem o mesmo trabalho. Algumas empresas resistiram em divulgar a média de diferença salarial, já que pode ser embaraçoso.
Depois que o Citigroup divulgou que as mulheres do banco ganham 29% menos do que os homens, seus concorrentes não se animaram a seguir o exemplo. Nos EUA, o banco também paga às pessoas não brancas 7% menos do que aos funcionários brancos.
Na quarta-feira, acionistas da Microsoft vetaram uma medida que pedia a divulgação da média salarial. Arjuna diz que pretende submeter resoluções para mais de uma dúzia de empresas de tecnologia, financeiras e de varejo para a temporada de procuração de 2020. A empresa retirou a proposta para a Starbucks.