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Subway inflacionado? Lanche temático chega a custar R$ 61 (e pelo delivery fica mais caro)

15 ago 2022, 15:13 - atualizado em 15 ago 2022, 15:13
Subway
Lanches do Subway chegam a custar R$61 (Imagem: Wikimedia)

Apesar da deflação registrada em julho, quando o IPCA caiu 0,68%, após subir 0,67% apurada em junho, o grupo de Alimentação e Bebidas foi o que mais subiu. E nem o lanche do Subway parece ter escapado dessa alta dos preços dos alimentos.

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Com um aumento de 1,30% no mês e o que teve maior impacto positivo (0,28 ponto percentual), o grupo acumula alta de 9,83% desde janeiro. Em 12 meses, a alta já é de 14,72%.

Nos supermercados esses aumentos já não são novidades para o consumidor. Mesmo assim, o preço “salgado” continua assustando.

Mas, nos fast foods o impacto dos aumentos parece surpreender.

Desde domingo (14), os brasileiros comentam nas redes sociais o valor dos lanches do Subway, rede conhecida por promoções de sanduíches montados a gosto do freguês por preços mais acessíveis.

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Os valores fazem parte de uma linha especial de lanches temáticos que representam os times da NBA (liga de basquete dos Estados Unidos) e chegam a custar R$ 61 cada.

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Ficou salgado

Durante a pandemia da Covid-19, o setor de bares e restaurantes foi um dos que mais sofreram com as medidas de distanciamento social. Hoje o barato ficou caro até mesmo para comer em casa.

Pelos aplicativos de entrega, o preço dos lanches do Subway chega a ser até mais caro antes da inclusão do frete.

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Nas redes sociais os consumidores registraram os valores que superaram o esperado. Um lanche customizado de 30 centímetros chega a custar R$ 84,50. Em outra unidade, o combo de dois lanches de 15 centímetros com uma bebida é vendido por R$ 101,70.

Entre os alimentos, o maior impacto positivo no índice do mês (0,22 p.p.) veio do leite longa vida (25,46%), cujos preços já haviam subido 10,72% no mês anterior. Além disso, os preços de alguns derivados, como queijo (5,28%) e manteiga (5,75%) também subiram.

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Como os recheios previstos para os lanches da rede incluem alguns desses alimentos, além de carne, frango e legumes, pode-se dizer que, no final, os sanduíches ficaram salgados e não foi no sabor.

Porém, no lado das quedas, outros itens usados estão entre os maiores recuos de preços como o tomate (-23,68%) e a cenoura (-15,34%), que contribuíram conjuntamente com -0,12 p.p.

De maneira geral, a alimentação fora de casa (0,82%) desacelerou em relação a junho (1,26%), em virtude das altas menos intensas do lanche (1,32%) e da refeição (0,53%). No mês anterior, as variações dos dois subitens haviam sido de 2,21% e 0,95%, respectivamente.

Procurado, o Subway ainda não respondeu a solicitação sobre o podido de posicionamento em relação ao aumento dos preços e a repercussão nas redes sociais.

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Estagiária
Formada em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e, atualmente, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Tem como propósito atuar visando os princípios éticos do jornalismo com comprometimento com a informação de qualidade e o combate à desinformação.
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