Economia

Susep passa a divulgar desempenho dos fundos de previdência aberta do mercado

01 jul 2019, 10:16 - atualizado em 01 jul 2019, 10:16
O estudo faz parte do esforço da Susep em aumentar a competitividade do setor de previdência aberta (Imagem: USP Imagens)

Por Arena do Pavini

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O investidor em previdência privada aberta, que inclui os fundos PGBL e VGBL, terá agora uma importante ferramenta para escolher melhor onde guardar para a aposentadoria. Com o objetivo de tornar o processo de decisão do consumidor mais eficiente com práticas transparentes e competitivas, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) informou hoje que vai passar a divulgar uma listagem com o desempenho dos fundos de investimento previdenciários.

O estudo faz parte do esforço da Susep em aumentar a competitividade do setor de previdência aberta, hoje concentrado nos grandes bancos de varejo, e reduzir as taxas de administração e custos cobrados pelas instituições, tornando a previdência aberta mais acessível para a população.

O Portal do Pavini já havia antecipado que a Susep estava empenhada nesse esforço de maior transparência e que as entidades do setor de seguros e de gestão de recursos preparavam estudos para poder comparar melhor os fundos de previdência. Hoje essa comparação é muito difícil pois as categorias dos fundos são muito genéricas e sem detalhamento, o que leva os atuais rankings a comparar fundos diferentes como sendo iguais.

A ferramenta desenvolvida pela Susep reúne no mesmo local a classificação de cada fundo por seguradora/entidade, considerando a performance ajustada ao risco. A metodologia adotada foi debatida com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) e com a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Susep, “dessa forma, o consumidor terá mais transparência na avaliação final, considerando não apenas a rentabilidade do fundo, mas também as bases técnicas, como taxa de juros e tábua biométrica, utilizadas na composição do produto”. Com a iniciativa, a Susep espera ampliar a concorrência no mercado e, consequentemente, reduzir taxas e custos.

Os resultados seguem a classificação da Anbima e estão segregados por períodos de observação de 12, 18 ou 24 meses. A listagem com o desempenho dos fundos terá divulgação quadrimestral. Clicando abaixo, é possível baixar as tabelas com o desempenho dos fundos.

Além do desempenho dos fundos, o estudo traz ainda as tábuas atuariais usadas pelos fundos para calcular o valor da contribuição mensal para garantir a aposentadoria, o que permite ao investidor comparar se o plano, além da rentabilidade, também oferece boas condições para um benefício futuro, como uma renda vitalícia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar