Economia

Susto que vira lucro: Halloween impulsiona PMEs no Brasil

31 out 2025, 9:01 - atualizado em 30 out 2025, 13:59
halloween pequenas médias empresas comércio serviços
Vinda do exterior, a data conquista espaço no calendário brasileiro, movimentando comércio e serviços em todo o país (Imagem: Canva Pro)

O varejo deve crescer cerca de 4% no Halloween de 2025. A estimativa é da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Em 2024, o movimento foi estimado em R$ 3,7 bilhões, representando um aumento de 15% a 20% em relação a 2023.

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Setores específicos, como decoração e artigos para festas, destacam-se nesse crescimento. A Associação Brasileira de Artigos para Casa (ABCasa) aponta uma expansão média anual próxima a 30%. A entidade engloba segmentos de decoração, presentes, papelaria, utilidades domésticas, festas, flores permanentes e têxtil.

Pesquisa da Sales Excellence Insights, da Globo, aponta uma direção parecida.

O estudo registrou alta de até 34% nas vendas em 2024, reforçando a importância da data. Os dados também indicam que 33% dos brasileiros pretendem celebrar o Halloween em 2025, com maior adesão (50%) nas classes A e B, especialmente pessoas entre 18 e 34 anos.

Assim, o Halloween vem se consolidando como uma espécie de pequena Black Friday antecipada, atraindo consumidores e negócios.

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Perfil das empresas que investem no Halloween

O Halloween está muito mais próximo das pessoas do que restrito a campanhas caras de grandes companhias.

Levantamento da Serasa Experian traçou o panorama das empresas que realizam ações nessa data. A maioria, 88%, são pequenas e médias empresas (PMEs).

Entre essas, 39% são microempreendedores individuais (MEIs) e 27% microempresas, totalizando 66%. Pequenas empresas representam 13% e médias, 9%. O setor de serviços domina (47%), seguido pelo comércio (40%) e indústria (13%).

Regionalmente, 44% das empresas estão no Sudeste, 20% no Sul, 17% no Nordeste, 10% no Norte e 9% no Centro-Oeste.

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Ao mesmo tempo, reportagem do Jornal Tribuna relata que as festas de Halloween vêm ganhando espaço em cidades menores e conquistando novos perfis de consumidores. Famílias que ignoravam a data antes, começam a decorar suas casas, participar de brincadeiras e festas.

Halloween deixou de ser só uma festa estrangeira?

Especialistas afirmam que a popularização da data no Brasil está ligada ao consumo de filmes, séries e conteúdos estrangeiros, que difundem o Halloween na cultura pop.

Assim, a celebração se integra ao calendário nacional, ao lado de eventos como o Dia das Crianças e a Black Friday.

31 de outubro, Dia do Saci

O Brasil já mostrou resistência ao avanço do Halloween. Em 2003, o então deputado Aldo Rebelo apresentou o projeto de lei nº 2.762/2003 para instituir o 31 de outubro como Dia do Saci, porém a proposta foi arquivada.

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Em 2013, o projeto nº 2.479/2013, da Comissão de Educação e Cultura, consagrou oficialmente o Dia do Saci na mesma data, visando valorizar a cultura local. Contudo, esse movimento ficou mais restrito ao ambiente escolar.

Enquanto isso, festas de Halloween com fantasias, maquiagens e abóboras decoradas atraem cada vez mais jovens e adultos pelo país, que gastam dinheiro com comércio e serviços para se divertirem.

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