Suzano (SUZB3) fecha acordo de joint venture com Kimberly-Clark; negócio é avaliado em US$ 3,4 bi

Suzano (SUZB3) fechou um acordo de joint venture com a Kimberly-Clark envolvendo ativos globais de tissue — como papel higiênico, toalhas, guardanapos, lenços — e também na linha “professional”. O negócio é avaliado em US$ 3,4 bilhões.
Segundo anunciou nesta quarta-feira (5), a Suzano pagará US$ 1,734 bilhão para adquirir 51% da nova empresa formada na parceria. A transação representa um dos maiores movimentos da história recente da companhia fora do segmento de celulose.
O acordo prevê que a companhia brasileira terá o controle da nova empresa, enquanto a Kimberly-Clark ficará com os outros 49% e manterá seus ativos das linhas “family care” e “professional business” na América do Norte, além de algumas joint ventures em mercados que ficaram fora da operação.
- VEJA MAIS: Itaú BBA, BB Investimentos, Safra, BTG Pactual e outros bancos selecionaram os ativos mais promissores para ter em carteira – veja quais são
O negócio envolve 22 fábricas em 14 países, que somam uma capacidade de produção de aproximadamente 1 milhão de toneladas anuais. Marcas regionais atualmente usadas pela Kimberly-Clark serão transferidas para a nova companhia, enquanto algumas marcas globais serão licenciadas — sem pagamento de royalties — para uso nas regiões incluídas.
Além disso, a Suzano terá uma opção de compra da fatia restante (49%) da Kimberly-Clark, que poderá ser exercida a partir do terceiro ano após a conclusão do negócio, ou antes, em condições específicas.
O fechamento da operação está previsto para meados de 2026, condicionado à aprovação dos órgãos reguladores e à conclusão de uma reorganização societária da Kimberly-Clark nas regiões envolvidas.
O movimento é considerado estratégico para a Suzano, que busca diversificar seus negócios além da celulose, entrando no mercado global de produtos acabados de papel tissue. Segundo a companhia, a parceria une sua expertise industrial e eficiência operacional à força de marcas e capacidade de marketing da Kimberly-Clark, dona de nomes globais como Kleenex, Scott e Huggies.
“A operação está alinhada à estratégia de longo prazo da Suzano de crescimento com criação de valor e disciplina financeira, em negócios que tenham escalabilidade e nos quais a Suzano possa alavancar sua competitividade”, informou a empresa em comunicado.
- Morning Call do BTG: Fique por dentro de tudo o que está acontecendo no mercado financeiro