Empresas

Suzano (SUZB3) fecha acordo de joint venture com Kimberly-Clark; negócio é avaliado em US$ 3,4 bi

05 jun 2025, 8:26 - atualizado em 05 jun 2025, 12:24
suzano suzb3
Acordo dá à Suzano 51% de uma nova empresa com 22 fábricas em 14 países. Operação marca a maior diversificação da companhia fora da celulose. (Imagem: YouTube/Suzano)

Suzano (SUZB3) fechou um acordo de joint venture com a Kimberly-Clark envolvendo ativos globais de tissue — como papel higiênico, toalhas, guardanapos, lenços — e também na linha “professional”. O negócio é avaliado em US$ 3,4 bilhões.

Segundo anunciou nesta quarta-feira (5), a Suzano pagará US$ 1,734 bilhão para adquirir 51% da nova empresa formada na parceria. A transação representa um dos maiores movimentos da história recente da companhia fora do segmento de celulose.

O acordo prevê que a companhia brasileira terá o controle da nova empresa, enquanto a Kimberly-Clark ficará com os outros 49% e manterá seus ativos das linhas “family care” e “professional business” na América do Norte, além de algumas joint ventures em mercados que ficaram fora da operação.

  • VEJA MAIS: Itaú BBA, BB Investimentos, Safra, BTG Pactual e outros bancos selecionaram os ativos mais promissores para ter em carteira – veja quais são

O negócio envolve 22 fábricas em 14 países, que somam uma capacidade de produção de aproximadamente 1 milhão de toneladas anuais. Marcas regionais atualmente usadas pela Kimberly-Clark serão transferidas para a nova companhia, enquanto algumas marcas globais serão licenciadas — sem pagamento de royalties — para uso nas regiões incluídas.

Além disso, a Suzano terá uma opção de compra da fatia restante (49%) da Kimberly-Clark, que poderá ser exercida a partir do terceiro ano após a conclusão do negócio, ou antes, em condições específicas.

O fechamento da operação está previsto para meados de 2026, condicionado à aprovação dos órgãos reguladores e à conclusão de uma reorganização societária da Kimberly-Clark nas regiões envolvidas.

O movimento é considerado estratégico para a Suzano, que busca diversificar seus negócios além da celulose, entrando no mercado global de produtos acabados de papel tissue. Segundo a companhia, a parceria une sua expertise industrial e eficiência operacional à força de marcas e capacidade de marketing da Kimberly-Clark, dona de nomes globais como Kleenex, Scott e Huggies.

“A operação está alinhada à estratégia de longo prazo da Suzano de crescimento com criação de valor e disciplina financeira, em negócios que tenham escalabilidade e nos quais a Suzano possa alavancar sua competitividade”, informou a empresa em comunicado.

  • Morning Call do BTG: Fique por dentro de tudo o que está acontecendo no mercado financeiro

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual — toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar