Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Taesa ainda é um caso de “muito a perder e pouco a ganhar”, diz Genial

12/07/2021 - 12:36
Energia Elétrica, Taesa
A Genial Investimentos manteve a recomendação de venda para a Taesa, visto que, ao atual patamar de preços, a ação negocia com prêmio em relação ao nível que a corretora considera justo (R$ 36) (Imagem: LinkedIn/Taesa – Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A.)

A ação da Taesa (TAEE11) pode sofrer novas quedas se o leilão da participação da Cemig (CMIG4) na companhia continuar sem definição, afirmou a Genial Investimentos.

A corretora lembrou que, com as últimas atualizações da reforma tributária, o preço do papel da elétrica cedeu desde o início de cobertura, em junho.

“Com as recentes notícias negativas relacionadas principalmente à reforma tributária e a eventual tributação dos dividendos, o preço do papel cedeu um pouco desde a publicação da nossa iniciação de cobertura sobre o segmento de transmissão. Em nossa leitura, caso a indefinição em relação ao leilão da fatia remanescente da Cemig na Taesa perdure, deverá existir espaço para novas quedas no preço de TAEE11″, comentou Vitor Sousa, analista dos setores elétrico e de saneamento da Genial.

Na quinta-feira, a Cemig informou que o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) recomendou que a estatal se abstenha de realizar atos para a venda das ações da Taesa até que fosse analisada toda a documentação.

Em fato relevante, a Cemig disse que o TCE pediu a apresentação de toda a documentação relativa ao processo de alienação depois que deputados estaduais entraram com um requerimento pedindo a suspensão de qualquer desinvestimento da companhia na Taesa.

A Genial manteve a recomendação de venda para a Taesa, visto que, ao atual patamar de preços, a ação negocia com prêmio em relação ao nível que a corretora considera justo (R$ 36). Além disso, a Genial salientou que a ação alcançou o nível atual de preços por conta do leilão, inicialmente marcado para acontecer em 30 de julho. Segundo Sousa, a Taesa ainda é um caso de “muito a perder e pouco a ganhar”.

“Nesse tipo de disputa, pagar prêmio pelo controle do ativo tenta antecipar eventuais ganhos por aumentos de eficiência operacional ou eventuais sinergias caso a Taesa venha se fundir com algum outro player. Nossa recomendação de venda é derivada do fato das ações já embutirem parte desse prêmio a ser eventualmente apropriado. Sobre o quanto esse prêmio poderia alcançar sem nenhuma declaração do vencedor do leilão (que ainda nem sabemos quem é), é outra tarefa inglória – mas afirmamos categoricamente que, pelo fato da empresa já operar com altos níveis de eficiência, os prêmios seriam bem limitados”, disse.

A Genial colocou a tese de investimento da Cemig sob revisão.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Diana Cheng - 12/07/2021 - 12:36

Cotações Crypto
Pela Web