BusinessTimes

Taesa vê alavancagem adequada e quer seguir pagando muitos dividendos, diz CFO

04 mar 2021, 13:00 - atualizado em 04 mar 2021, 13:00
TAEE11 Taesa
(Imagem: Facebook/Taesa)

A transmissora de energia elétrica Taesa (TAEE11) está com nível de endividamento adequado e pretende seguir perseguindo novos investimentos enquanto distribui dividendos significativos para os acionistas, disseram executivos da companhia nesta quinta-feira, durante teleconferência com investidores.

A empresa, controlada pela estatal mineira Cemig e o grupo colombiano Isa, encerrou 2020 com alavancagem financeira de 3,8 vezes, se considerada a relação entre dívida líquida e geração de caixa operacional (Ebitda). No primeiro trimestre de 2020 esse nível era de 3 vezes.

“Esse perfil de dívida é adequado à Taesa, visto que temos um nível de custo financeiro baixo e prazo longo. Então não temos nenhuma dificuldade de manter esse endividamento e esse nível de estrutura de capital”, disse o diretor financeiro, Erik Breyer.

Diferente das demais

“Até costumo dizer aqui na Taesa que é até o contrário, nosso desafio é manter o nível de alavancagem alto, através da obtenção de boas oportunidades de investimento. Essa alavancagem, se a gente não conseguir um uso adequado dentro da companhia (para o caixa gerado) ela rapidamente cai, cai muito rápido, em função do fluxo de caixa contínuo que temos.”

O diretor destacou ainda que a Taesa pretende manter elevado nível de distribuição de proventos, entre 50% e 100% dos lucros, embora não tenha estabelecido uma política de dividendos bem definida.

“Discutimos muito no planejamento estratégico se íamos construir uma métrica… e a gente viu que o melhor para maximização de valor das ações é a gente deliberar conforme o momento”, acrescentou Breyer.

“Nossa missão é buscar crescimento e geração de valor. Pagar ao menos de 50% a 100%, baseado nas expectativas que a gente tem de ter um bom uso do recurso ou não. Sendo sempre uma ‘cash-cow’, uma empresa muito pagadora de dividendo.”

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.