Internacional

Tailândia alerta que casos diários de Covid-19 podem chegar a 30 mil

19 jul 2021, 11:08 - atualizado em 19 jul 2021, 11:08
Coronavírus Tailândia
A Tailândia pode chegar a 30 mil infecções diárias se o público não cumprir as regras, afirmou Taweesin Wisanuyothin, porta-voz da força-tarefa da Covid-19 do país, em entrevista coletiva (Imagem: REUTERS/Chalinee Thirasupa)

A força-tarefa da Covid-19 da Tailândia pediu nesta segunda-feira que as pessoas cumpram as medidas mais rígidas de contenção da Covid-19 e alertou que, sem cooperação, as taxas de infecção diárias podem triplicar para até 30 mil no pior cenário possível.

O país do Sudeste Asiático registrou 11.784 novos casos nesta segunda-feira, o quarto dia consecutivo de recorde de infecções, e 81 novas mortes, levando o total de fatalidades a 3.422, e o de casos, a 415.170, com a maioria das infecções de um surto que começou em abril.

A Tailândia pode chegar a 30 mil infecções diárias se o público não cumprir as regras, afirmou Taweesin Wisanuyothin, porta-voz da força-tarefa da Covid-19 do país, em entrevista coletiva.

“Não quero que essa projeção aconteça”, disse. “Temos visto mais de 10 mil casos há muitos dias e queremos que esse número baixe. Mas ninguém pode fazer isso sozinho e todos precisam ajudar”, disse.

O governo anunciou no domingo medidas mais rígidas de lockdown na capital e em 12 províncias de alto risco, classificadas como “zona vermelha escura”, a partir desta semana, suspendendo a maioria dos voos domésticos e expandindo áreas de toque de recolher.

Com a Tailândia passando pelo seu surto mais duradouro, até agora apenas 3,4 milhões da população com mais de 66 milhões de pessoas foram totalmente vacinadas.

O governo semana passada aprovou um plano para comprar 120 milhões de doses de vacinas além das 105,5 milhões de doses planejadas para este ano, afirmou o porta-voz do governo Anucha Burapachaisri, em um comunicado.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.