Tarifa de 15%: Trump anuncia acordo comercial com a União Europeia

Durante encontro na Escócia neste domingo (27), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a formalização de um acordo comercial com a União Europeia que prevê a aplicação de uma tarifa de 15% sobre as exportações do bloco.
A medida substitui a alíquota de 30% que havia sido anteriormente sinalizada pelo governo americano e que entraria em vigor em 1º de agosto. O acordo também prevê US$ 600 bilhões em investimentos da União Europeia nos EUA.
A negociação foi concluída em reunião com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Antes do encontro, ambos os líderes haviam indicado que havia uma chance de 50% de entendimento.
- SAIBA MAIS: Guia gratuito do BTG sobre a temporada de balanços – saiba os destaques das maiores empresas da bolsa no 2º tri de 2025
Segundo Trump, entre os principais entraves estavam as barreiras enfrentadas por automóveis e produtos agrícolas americanos para entrar no mercado europeu. O novo pacto ainda precisará ser aprovado pelos 27 países que integram o bloco.
Von der Leyen também confirmou o acordo, afirmando que foi estabelecida uma tarifa uniforme de 15% para os produtos exportados pelo bloco aos Estados Unidos.
Segundo ela, a tarifa de 15% sobre produtos importados da União Europeia para os Estados Unidos deve ser aplicada a automóveis, semicondutores e produtos farmacêuticos.
Von der Leyen também afirmou que uma tarifa zero por zero foi acordada para certos produtos estratégicos, incluindo aeronaves e peças de aeronaves, certos produtos químicos e certos medicamentos genéricos. Não foi tomada nenhuma decisão sobre a tarifa para vinhos e bebidas alcoólicas, acrescentou.
*Com informações da Reuters