Internacional

Tarifaço de Trump pode trazer boas notícias para a inflação americana em um segundo momento, diz analista

03 fev 2025, 14:34 - atualizado em 03 fev 2025, 14:34

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A imposição de tarifas ao Canadá, México e China por parte dos Estados Unidos (EUA) abalou a abertura dos mercados nesta segunda-feira (3). Para João Piccioni, CIO da Empiricus Gestão, as medidas podem afetar o consumo americano, retraindo a economia e, consequentemente, ajudando a segurar a inflação.

“Uma eventual desaceleração da economia americana não deveria ser vista como negativa. Talvez isso tenha um propósito até maior do Trump, de como frear a economia sem que ele afete a narrativa para o mercado interno”, disse Piccioni, em entrevista ao Giro do Mercado.

Entretanto, o analista ressalta que essa perspectiva trata-se de uma análise que considera um segundo momento. De imediato, o país deve sentir algum impacto nos índices de preços, mas não na mesma proporção das tarifas.

“O primeiro impacto é negativo para os mercados, estamos vendo reações em todos os segmentos. Alguns deles, de certa forma, tendem a sofrer mais com retaliações, como por exemplo, como a Europa pode retaliar os serviços das Big Techs”, afirmou o analista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na visão de Picconi, uma eventual retaliação das grandes empresas de tecnologia é capaz de trazer fatores negativos para os países que optarem por isso, como aumento de preços dos serviços. O setor de consumo também deve sofrer com novas tarifas.

Vale ressaltar que as lideranças governamentais dos países vizinhos se manifestaram ao longo da manhã. A presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou um acordo com Trump para pausar tarifas durante um mês. Justin Trudeau, primeiro-ministro canadense deve conversar com Trump ainda hoje.

O especialista João Picconi ainda comentou sobre o desempenho de commodities no mercado doméstico e detalhou suas perspectivas para os próximos meses. Para assistir o programa na íntegra, acesse o canal do Money Times no Youtube.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
gustavo.silva@moneytimes.com.br
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar