Tarifas: ‘Estamos condenando o Brasil ao atraso’, diz Tarcício

O governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, afirmou que a atuação do governo federal em relação à tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos está levando o Brasil a um atraso econômico.
“O problema não é a questão da tarifa, é uma coisa pior: afastar os investimentos e isso não está sendo dimensionado. Vamos perder o bonde da história e ficar para trás”, disse, em evento realizado pelo Esfera Brasil nesta segunda-feira (25), em São Paulo.
- LEIA TAMBÉM: Conheça as análises da research mais premiada da América Latina: veja como acessar os relatórios do BTG Pactual gratuitamente com a cortesia do Money Times
Tarcísio ainda destacou que o Brasil sempre foi conhecido pela sua habilidade diplomática, sendo que é necessário falar com os parceiros comerciais, como os EUA ou a China, para entender o cenário político. “Esse dinheiro vai para algum lugar; se não for o Brasil, vai ser para outro país. Estamos condenando o Brasil ao atraso”, completou.
Considerado um nome da direita para a disputa presidencial de 2026, Tarcísio ainda afirmou que o país tem alguns desafios pela frente, com destaque para a questão fiscal.
Em relação às contas públicas, o governador disse que o governo federal precisa dar o exemplo fiscal com a diminuição do Estado e redução dos ministérios — citando a reforma feita por Javier Milei na Argentina.
“A gente tem que encarrar a agenda fiscal, diminuir a rigidez orçamentária, fazer uma reforma do orçamento, desindexar a economia, discutir questão de benefícios tributários e fazer uma redução da máquina pública”, disse.