Empresas

Tarifas já custaram bilhões de euros ao grupo Volkswagen, diz CEO

08 set 2025, 5:49 - atualizado em 08 set 2025, 5:49
Volkswagen Carros
Tarifas pesam sobre vendas da Porsche e Audio por falta de produção nos EUA (Reuters/David 'Dee' Delgado)

As tarifas dos Estados Unidos já custaram à Volkswagen, maior montadora da Europa, bilhões de euros até agora, disse seu CEO nesta segunda-feira (8), acrescentando que sua principal marca, a Porsche, está sendo pressionada em um “sanduíche” de tarifas e um mercado chinês enfraquecido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Até agora, são vários bilhões de euros no nosso balanço que essa situação nos custou este ano”, disse Oliver Blume à Reuters durante o Salão do Automóvel IAA, em Munique.

Como seus concorrentes, a Volkswagen ainda aguarda a redução das atuais tarifas de importação de automóveis dos EUA, de 27,5% para 15%, o que tem afetado severamente suas marcas Porsche e Audi, que não possuem produção nos Estados Unidos.

Blume afirmou que o mais importante é como a situação tarifária se desenrolará no futuro, destacando também as discussões que a montadora está mantendo com o governo dos EUA sobre incentivos fiscais para investimentos planejados.

Isso inclui uma possível fábrica local de produção para a Audi, cuja decisão está prevista para ser tomada até o final do ano.
Blume, que também é CEO da Porsche, afirmou que a fabricante de carros esportivos de luxo está em uma “posição de sanduíche mais do que qualquer outro fabricante automotivo”, já que seus dois maiores mercados (China e Estados Unidos) estão ou em queda ou afetados por tarifas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novo SUV elétrico compacto

Neste domingo, a Volkswagen revelou o conceito para um novo SUV elétrico pequeno, como parte do esforço da montadora para oferecer veículos movidos a bateria acessíveis em meio a uma maior concorrência em termos de custo e inovação, tarifas dos EUA e mudanças na demanda do consumidor.

O ID.CROSS faz parte de um portfólio de produtos que levou o grupo a lançar cerca de 60 modelos em 2024 e 2025, disse Blume.

A expectativa é de que o SUV elétrico compacto, que terá sua estreia mundial no verão (hemisfério norte) de 2026, tenha um preço entre 28 mil e 30 mil euros (R$ 177 mil e R$ 190 mil), visando clientes menos abastados interessados em comprar veículos elétricos.

A empresa também conta com o ID.Polo hatchback EV, que tem preço inicial de 25 mil euros (R$ 158 mil).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar