Taxa de desemprego, caso Master e expectativa pelo Fed marcam o fim do ano; Confira os destaques do Giro do Mercado desta terça (30)
No último Giro do Mercado do ano a jornalista Giovana Leal comenta os acontecimentos que mexem com o bolso dos investidores.
Nesta terça-feira (30), o Ibovespa amanheceu em alta. Entre os destaques positivos do dia ficavam Taesa (TAEE11), C&A (CEAB3), Direcional (DIRR3), Raízen (RAIZ4) e Localiza (RENT3).
Do lado negativo o programa destacou Hapvida (HAPV3), WEG (WEGE3), SLC Agrícola (SLCE3) e Marfrig (MRFG3).
Hoje, o mercado volta a sua atenção ao inquérito que investiga irregularidades na venda do Banco Master. Uma audiência tem como objetivo avaliar a atuação do Banco Central na supervisão da instituição e na decisão de sua liquidação extrajudicial.
A liquidação do banco pelo BC é questionada pelo TCU e pelo próprio STF. A acareação busca esclarecer se o BC agiu corretamente ao negar a venda do banco ao BRB, se a liquidação extrajudicial era a única alternativa viável e se houve falhas individuais na fiscalização e na tomada de decisão.
Também está no radar dos investidores a taxa de desemprego no Brasil nos três meses até novembro, de 5,2%, divulgada nesta manhã pelo IBGE. Além do desemprego, a agenda econômica trouxe dados sobre a dívida pública bruta do país, que chegou a 79% do PIB em novembro, seguindo dentro das expectativas.
Além disso, a confiança do setor de serviços do Brasil avançou pelo segundo mês consecutivo em dezembro, com alta de 0,5 ponto sobre novembro, a 90,6 pontos.
No cenário internacional, os agentes financeiros aguardam a ata do Fomc acerca do corte de 0,25 ponto percentual nos juros dos Estados Unidos na última reunião do Federal Reserve.
A ata divide atenções com falas recentes do presidente norte-americano, Donald Trump, acerca da condução da política monetária do país. O mandatário afirmou em entrevista recente que planeja anunciar a sua escolha para a presidência do Fed em janeiro.
Nesta semana, a bolsa de valores fará uma pausa nos pregões na quarta-feira (31) e quinta-feira (1). O Giro do Mercado acompanha esse recesso e o programa retorna junto com a bolsa na sexta-feira (2).