TCU vai fiscalizar Correios por assunção de dívida de R$ 7,6 bilhões com Postalis
O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou nesta quarta-feira (4), a realização de inspeção nos Correios para examinar supostas irregularidades na estatal, entre elas a assunção de dívida com o fundo Postalis no valor de R$ 7,6 bilhões. A Corte de Contas vai avaliar o processo administrativo que tratou desse contrato, firmado para cobrir déficit do plano de benefícios do fundo de pensão.
- CONFIRA: Está em dúvida sobre onde aplicar o seu dinheiro? O Money Times mostra os ativos favoritos das principais instituições financeiras do país; acesse gratuitamente
Esse despacho do TCU veio após solicitação da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização, Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado Federal. O processo foi votado nesta quarta. Foram alegadas, no pedido, suposta ocultação de passivos mediante manobras contábeis entre 2022 e 2023, bem como a suspensão da publicação das demonstrações financeiras de 2024.
Nesta quarta, a Corte de Contas autorizou a diligência para que os Correios apresentem, no prazo de 20 dias, diversos documentos e informações para a fiscalização.
Os técnicos vão avaliar, por exemplo, os fundamentos que levaram os Correios a aprovar o valor do equacionamento do Postalis, incluindo atas de reuniões e debates que teriam sido realizados.