BusinessTimes

Televisa negocia acordo com parceira Univision

25 mar 2021, 15:00 - atualizado em 25 mar 2021, 15:00
Televisão
Um acordo pode marcar o final de uma longa saga para a Univision, que mudou de mãos e descartou uma oferta pública inicial nos últimos anos. (Imagem: Divulgação)

O Grupo Televisa está em negociações com a Univision Communications para um acordo que poderia unir mais formalmente os gigantes de mídia de língua espanhola depois de uma longa parceria, segundo pessoas a par do assunto.

Como as discussões estão em estágio inicial e nenhuma decisão foi tomada, as negociações podem não ir em frente, disseram as pessoas, que pediram para não serem identificadas. As empresas ainda discutem a estrutura de um possível acordo e quais partes do negócio poderiam ser unidas.

A Televisa disse em comunicado que avança as negociações sobre a combinação de alguns de seus ativos de conteúdo com a Univision. Segundo a Televisa, as empresas não negociam uma fusão.

Um representante da Univision não respondeu de imediato a um pedido de comentário.

Um acordo pode marcar o final de uma longa saga para a Univision, que mudou de mãos e descartou uma oferta pública inicial nos últimos anos.

Anteriormente, a empresa foi financiada por firmas de private equity que apostaram no crescimento da programação de língua espanhola, mas a emissora sentiu a pressão da queda do número de assinantes de TV a cabo e da expansão dos serviços de streaming.

No ano passado, os proprietários da Univision venderam uma participação majoritária na empresa para o ex-diretor financeiro da Viacom Wade Davis e Searchlight Capital.

A Televisa, maior emissora do México, há muito tempo detém uma participação na Univision e continuou como investidor minoritário após o acordo. Atualmente detém cerca de 36% da empresa.

A Univision é a maior provedora de conteúdo de rádio e televisão em espanhol nos Estados Unidos, e uma transação pode precisar da aprovação da Comissão Federal de Comunicações, que flexibilizou as regras para o controle estrangeiro de emissoras.

A Televisa e a Univision fecharam uma parceria em 2010 para compartilhar programação. Na época, a Televisa comprou uma participação de 5% e dívida que poderia ser convertida em uma fatia adicional de 30%. Pagou cerca de US$ 1,2 bilhão.

Desde então, as duas empresas têm se esforçado para acompanhar as mudanças nas preferências dos consumidores com a chegada da Netflix e outros serviços de streaming, que apostaram em programação com valores de produção mais altos do que as novelas tradicionais da Televisa.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.