Saúde

Tem como desacelerar mortes por vírus nos EUA, diz Bill Gates

06 abr 2020, 8:44 - atualizado em 06 abr 2020, 8:44
Especialistas como o médico Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Institutos Nacionais de Saúde, anteciparam uma semana com elevado número de mortes nos EUA (Imagem: Jason Alden/Bloomberg)

O número de mortes por coronavírus nos Estados Unidos pode ser “muito inferior” às estimativas recentes das principais autoridades de saúde, se as medidas de distanciamento social forem seguidas corretamente, disse o filantropo bilionário Bill Gates no domingo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O cofundador da Microsoft defendeu nos últimos dias um confinamento nacional para controlar a propagação do Covid-19, medida que o governo dos EUA ainda não decretou.

Especialistas como o médico Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Institutos Nacionais de Saúde, anteciparam uma semana com elevado número de mortes nos EUA, alertaram que a pandemia ainda não está sob controle e sugeriram que o surto poderia assumir uma natureza sazonal.

Na semana passada, integrantes da equipe de saúde do presidente Donald Trump disseram que o país poderia registrar entre 100 mil e 240 mil mortes nos próximos dois meses devido à pandemia de coronavírus. Gates disse que isso pode ser evitado.

“Se solucionarmos o tema dos testes e envolvermos os 50 estados, ficaremos abaixo dessa cifra. É claro que pagaremos um preço econômico enorme”, acrescentou Gates, cujo patrimônio líquido é de US$ 97 bilhões, segundo a lista de bilionários da Bloomberg, o que o torna a segunda pessoa mais rica do mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No programa “Face the Nation”, da CBS, Fauci se juntou a Trump e ao diretor-geral de saúde pública, Jerome Adams, na previsão de um período difícil de uma a duas semanas nos EUA, já que o número crescente de casos satura os recursos de saúde em algumas áreas e as mortes continuam a aumentar.

Semana ruim

“Será uma semana ruim”, disse Fauci. “As coisas vão piorar e precisamos estar preparados para isso. Vai ser chocante para algumas pessoas.”

Dentro de uma semana ou pouco mais, a curva de coronavírus dos EUA deve começar a achatar, previu Fauci.

Os casos de coronavírus nos EUA ultrapassaram 324 mil no domingo, a cifra mais alta do mundo, com mais de 9 mil mortes, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“É justo dizer que as coisas não voltarão ao normal até que tenhamos uma vacina”, disse Gates à Fox.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar