Tempo real: Ibovespa recua após romper os 140 mil pontos e destoa de Wall Street; dólar cai a R$ 5,42

Resumo: O Ibovespa (IBOV) interrompeu a sequência de ganhos e fechou em queda pressionado pelo setor bancário, um dos pesos-pesados do índice. A cautela fiscal e a judicialização do IOF também pesou sobre o mercado doméstico, ignorando os recordes dos índices de Wall Street.
Nesta quarta-feira (2), o principal índice da bolsa brasileira caiu 0,36%, aos 139.050,93 pontos. Nos primeiros minutos do pregão, o Ibovespa voltou a romper o nível dos 140 mil pontos.
Já o dólar à vista (USBRL) encerrou as negociações a R$ 5,4202, com queda de 0,75% — no menor nível desde agosto.
No cenário doméstico, o cenário fiscal concentrou as atenções dos investidores com novos desdobramentos da tensão entre o Legislativo e o Executivo sobre as mudanças no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Os investidores também acompanharam o desvio “milionário” no ataque hacker à C&M Software, empresa que presta serviços para o setor financeiro e se conecta com a infraestrutura do Pix. O valor do “rombo” ainda não foi divulgado oficialmente.
No exterior, os investidores dividiram as atenções entre as negociações comerciais e dados de emprego. O presidente Donald Trump anunciou um acordo com o Vietnã e o relatório ADP mostrou o fechamento de 33 mil vagas de emprego em junho, contrária a expectativa de crescimento dos postos de trabalho.