Tempo real: Ibovespa recua e se afasta dos 140 mil pontos com impasse comercial com EUA e Brics; dólar avança a R$ 5,47

Resumo: O Ibovespa (IBOV) acompanha o mau humor de Wall Street e se afastou das máximas históricas com ameaças tarifárias.
Nesta segunda-feira (7), o principal índice da bolsa brasileira terminou o pregão com queda de 1,26%, aos 139.489,70 pontos,
Já o dólar à vista (USBRL) encerrou as negociações a R$ 5,4778, com alta de 0,98%.
No cenário doméstico, os investidores seguiram em compasso de espera após o STF suspender os efeitos da disputa entre Congresso e Executivo sobre o IOF e marcar audiência de conciliação para o dia 15.
Mas é a ameaça tarifária dos Estados Unidos que concentrou as atenções. No fim de semana, o presidente norte-americano ameaçou impor uma tarifa adicional de 10% a países que se aproximarem do BRICS. No início da tarde desta segunda-feira (7), o chefe da Casa Branca voltou atrás e decidiu adiar a “nova” taxa.
O mercado também operou atento ao retorno das tarifas recíprocas. A trégua de 90 dias termina na próxima quarta-feira (9) e autoridades da Casa Branca afirmaram que os EUA devem informar as novas tarifas nas próximas 48 horas aos países que não negociaram as taxas e que entram em vigor definitivamente em agosto.