Tempo real: Ibovespa recua com novas ameaças de tarifas de Trump sobre Brics; dólar cai a R$ 5,44

Resumo: O Ibovespa (IBOV) teve mais um dia de queda com a continuidade da aversão a risco do exterior com incertezas sobre as políticas tarifárias dos Estados Unidos e novas ameaças do presidente Donald Trump ao Brics.
Nesta segunda-feira (7), o principal índice da bolsa brasileira terminou o pregão com queda de 0,13%, aos 139.302,85 pontos,
Já o dólar à vista (USBRL) encerrou as negociações a R$ 5,4458, com queda de 0,58%.
No cenário doméstico, os investidores acompanharam novas declarações de autoridades. Entre os dados, as vendas no varejo caíram 0,2% em maio em relação a abril, o segundo recuo mensal consecutivo. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve alta de 2,1% nas vendas, contra expectativa de avanço de 2,4%.
Além disso, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez novas ameaças ao Brics. Segundo ele, o bloco econômico foi criado pata desvalorizar o dólar e reafirmou que os países membros e outros que se alinharem à política do bloco serão taxados em 10%.
Trump também divulgou um novo prazo para a efetivação das tarifas recíprocas. Agora, as taxas de importação de produtos nos EUA entrarão em vigor em 1º de agosto e o período até lá será usado para negociações entre a Casa Branca e os países parceiros comerciais.