Tempo real: Ibovespa acompanha cautela de NY e cai aos 136 mil pontos; dólar tem leve alta e fecha a R$ 5,54

Resumo: O Ibovespa (IBOV) engatou a quinta sessão consecutiva de perdas com o “tarifaço” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil.
Nesta sexta-feira (11), o principal índice da bolsa brasileira terminou o pregão com queda de 0,41%, aos 136.187,31 pontos. Na semana, o Ibovespa caiu 3,60%.
Já o dólar à vista (USBRL) encerrou as negociações a R$ 5,5475, com alta de 0,04%. No acumulado dos últimos cinco pregões, a divisa teve valorização de 2,26% ante o real.
No cenário doméstico, o mercado ainda concentrou as atenções no ‘tarifaço’ aos produtos brasileiros.
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva disse que “vai brigar” em todas as esferas para suspender a taxação dos EUA e que a Lei de Reciprocidade Econômica é uma alternativa à medida de Trump
No exterior, os investidores reagiram aos anúncios tarifários de Trump. Ontem (10), ele anunciou uma taxa de 35% sobre os produtos canadenses. Até agora, o chefe da Casa Branca enviou carta a 23 países sobre novas tarifas de importação — e o Brasil foi o que foi angariado com a maior alíquota, de 50% — com vigência a partir de 1º de agosto.