Tempo real: Ibovespa tem leve alta com derrocada de Vale (VALE3); dólar cai a R$ 5,55

Resumo: O Ibovespa (IBOV) interrompeu a sequência de perdas com expectativas de negociações com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump sobre ‘tarifaço’ imposto aos produtos brasileiro.
Nesta terça-feira (15), o principal índice da bolsa brasileira terminou o pregão com leve alta de 0,04%, aos 135.250,10 pontos.
Já o dólar à vista (USBRL) encerrou as negociações a R$ 5,5581, com queda de 0,47%.
No cenário doméstico, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, iniciou a rodada de reuniões do Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais com setores mais afetados pela tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros à importação nos Estados Unidos.
Já a audiência de conciliação entre Executivo e Legislativo sobre a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) encerrou sem acordo e a decisão sobre o viabilidade do tributo será tomada pelo ministro Alexandre de Moraes.
No exterior, a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos é o destaque do dia. A inflação acelerou 0,3% em junho, em linha com a expectativa do mercado. Esse foi o maior avanço desde janeiro e o índice já acumula ala de 2,7% em 12 meses.
Embora o CPI não seja a referência inflacionária para o Federal Reserve, o dado ajuda a calibrar as apostas sobre a trajetória dos juros dos EUA.
O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou um acordo comercial com a Indonésia. O país asiático terá uma taxa de 19% sobre os produtos à importação no território dos EUA. A taxa anterior era de 32% com vigência a partir de 1º de agosto.