Tempo real: Ibovespa cai mais de 1% com temor de retaliação de Trump à ação contra Bolsonaro; dólar sobe a R$ 5,58

Resumo: O Ibovespa (IBOV) perdeu mais de 2 mil pontos e encerrou a sessão em forte queda com o temor de escalada da crise comercial entre o Brasil e os Estados Unidos após uma ação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro,em cumprimento de ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Ontem (17), Trump enviou uma carta a Bolsonaro, vinculando novamente a adoção de tarifa comercial sobre os produtos do Brasil ao seu julgamento por tentativa de golpe de Estado.
Nesta sexta-feira (18), o principal índice da bolsa brasileira terminou o pregão com queda de 1,61%, aos 133.381,58 pontos. Na semana, o Ibovespa acumulou recuo de 2,06%.
Já o dólar à vista (USBRL) encerrou as negociações a R$ 5,5876, com alta de 0,73%. Na semana, a divisa subiu 0,72% ante o real.
No final da tarde de hoje (18), o presidente dos EUA voltou a afirmar que o Brics “tenta acabar com a dominância do dólar” e ameaçou aplicar uma tarifa de 10% sobre todos os países que formam o bloco econômico: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e que tem Egito, Etiópia, Indonésia, Irã e Emirados Árabes Unidos como membros desde o ano passado.
Até o momento está prevista a taxa de 50% sobre os produtos brasileiros à importação nos EUA com vigência a partir de 1º de agosto.