Tempo real: Ibovespa avança com Petrobras (PETR4); dólar firma queda ante real com apoio de commodities e fecha a R$ 5,41

Resumo: O Ibovespa (IBOV) manteve o tom positivo da sessão anterior em meio à valorização das commodities e apoio dos ‘pesos-pesados’.
Nesta segunda-feira (25), o principal índice da bolsa brasileira terminou o pregão com leve alta de 0,04%, aos 138.025,17 pontos.
Já o dólar à vista (USBRL) encerrou as negociações a R$ 5,4147, com queda de 0,20%.
No cenário doméstico, os investidores reagiram à redução das expectativas de inflação. Os economistas ouvidos pelo Banco Central (BC) cortaram a projeção pela 13ª semana consecutiva e agora veem o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) a 4,86% em 2025, segundo o Boletim Focus desta segunda-feira (25). A estimativa anterior era de 4,95%.
No exterior, o índice de Xangai, da China, atingiu o maior patamar em uma década, além do avanço de mais de 2% do minério de ferro. Nos Estados Unidos, os investidores ficaram à espera de novos dados econômicos e mantiveram as apostas de corte nos juros pelo Federal Reserve (Fed) na próxima reunião, em setembro.