Tempo real: Ibovespa avança 1% com IPCA-15 abaixo do esperado; dólar cai a R$ 5,59

Resumo: O Ibovespa (IBOV) retomou o ritmo de alta nesta quinta-feira (26), em dia movimentado no Brasil e no exterior.
Nesta quinta-feira (26), o principal índice da bolsa brasileira subiu 0,99%, aos 137.113,89 pontos.
Já o dólar à vista (USBRL) encerrou as negociações a R$ 5,4986, com queda de 1,02% ante o real.
Por aqui, os investidores repercutiram os dados da prévia da inflação de junho. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) subiu 0,26% este mês, frente a alta de 0,36% em maio. A prévia da inflação acumula alta de 5,27% no ano e de 3,06% em doze meses.
O mercado ainda reagiu à derrota do governo sobre o aumento do IOF no Congresso e a atualização das projeções econômicas pelo Banco Central no Relatório de Política Monetária (RPM).
Lá fora, o destaque é o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre nos Estados Unidos, que caiu a uma taxa anual de 0,5%. O resultado veio acima do reportado nas primeiras leitura do PIB norte-americano, quando caiu 0,3% e 0,2%, e também acima às projeções do mercado, de -0,2%.
O risco de interferência no Federal Reserve (Fed) também entrou no radar. Segundo a mídia norte-americana, o presidente Donald Trump pode antecipar o anúncio de um substituto para Jerome Powell à frente do BC dos EUA. O movimento alimenta expectativas de uma mudança mais rápida na política monetária do país, com possíveis cortes de juros mais próximos do que o mercado previa.