BusinessTimes

Tempo Real: Ibovespa (IBOV) tomba diante de preocupações com PEC da Transição

05 dez 2022, 6:34 - atualizado em 05 dez 2022, 18:33
Ibovespa/Bolsa de Valores B3
(Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Olá, investidor!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

RESUMO: O Ibovespa (IBOV) não se recuperou e fechou em forte queda nesta segunda-feira (5), em movimento de ajustes e com os investidores à espera de novidades da PEC da Transição, atualmente em tramitação no Senado.

Em dia de menor liquidez devido ao jogo do Brasil contra a Coreia do Sul na Copa do Mundo de 2022, o índice de referência da Bolsa brasileira recuou 2,25%, a 109.401,41 pontos.

[the_ad id=”616000″]

Confira os principais temas do Ibovespa e dos mercados hoje em tempo real. Veja os destaques.

Venda esta varejista endividada, recomenda bancão gringo; ‘Queima de caixa persiste’, diz
americanas
Selic mais alta somado ao endividamento criam combo ruim para varejistas como a Americanas, destaca o Goldman

O Goldman Sachs rebaixou a recomendação da Americanas (AMER3) de neutra para venda, com preço-alvo de R$ 10.

De acordo com o banco, o crescimento da varejista e a expansão do resultado operacional medido pelo Ebitda permanecem limitados para os próximos 12 meses.

Leia mais.

Wall Street cai por temores sobre altas de juros do Fed alimentados por dados de serviço dos EUA
Wall Street
De modo geral, os índices sofreram, pois dados mostraram que a atividade do setor de serviços dos EUA acelerou inesperadamente em novembro (Imagem: Pixabay)

Os mercados acionários dos Estados Unidos terminaram em baixa nesta segunda-feira, conforme investidores assustados com dados melhores do que o esperado do setor de serviços dos EUA reavaliavam se o Federal Reserve poderia aumentar a taxa de juros por mais tempo, enquanto as ações da Tesla (TSLA) caíram diante de relatos de um corte de produção na China.

A fabricante de veículos elétricos recuou 6,4% após divulgar planos de cortar a produção de dezembro do Modelo Y em sua fábrica de Xangai em mais de 20% ante o mês anterior.

Leia mais.

São Martinho (SMTO3) processa 20,024 mi t de cana em 2022/23
São Martinho
Segundo a São Martinho, foram produzidos em 2022/23 1,206 milhão de toneladas de açúcar, 902 milhões de litros de etanol (Imagem: REUTERS/Marcelo Teixeira)

A companhia de açúcar e etanol São Martinho (SMTO3) processou 20,024 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na temporada encerrada de 2022/23, em linha com a meta traçada para o período, que era de 20,011 milhões de toneladas, informou a companhia em um fato relevante nesta segunda-feira.

Os açúcares totais recuperáveis atingiram 140 quilos por tonelada de cana na safra, exatamente o estimado anteriormente pela companhia.

Leia mais.

Gol (GOLL4) tem alta em demanda e oferta de voos em novembro
Gol (GOLL4)
A taxa de ocupação das aeronaves da Gol em novembro foi de 81,3%, ante 81,4% em outubro e 82,1% em novembro de 2021 (Imagem: Money Times/Renan Dantas)

A companhia aérea Gol (GOLL4) teve crescimento de 28,5% na procura por voos da empresa em novembro sobre um ano antes, enquanto a oferta de voos e o total de assentos nos aviões aumentou 29,7%, segundo comunicado ao mercado nesta segunda-feira.

Na comparação com outubro, houve quedas de 1% na demanda e na oferta, segundo dados da companhia.

Leia mais.

Bancão empata com Vale (VALE3) na preferência de 27 analistas; veja as 12 ações favoritas de dezembro
Itaú
Presente em 19 de 27 carteiras recomendadas para dezembro, o Itaú se sai como favorito entre analistas (Imagem: Reuters/Sergio Moraes)

Um nome do setor bancário está par a par com Vale (VALE3) nas carteiras recomendadas mensais de 27 analistas. A instituição financeira chegou até a tirar a mineradora do trono, tendo sido a preferência do último mês.

Em dezembro, o Itaú (ITUB4) está presente em 19 das 27 carteiras que participam do levantamento do Money Times. Vale recebeu mais três indicações desde novembro e conseguiu dividir o primeiro lugar.

Leia mais.

BlackRock se desfaz de parte de ações de duas brasileiras do Ibovespa; veja
ações recomendadas, Ibovespa
Em ambos os casos, a BlackRock declarou que os movimentos realizados não alteram a composição do controle ou estrutura administrativa (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

A BlackRock, maior gestora de ativos do mundo, diminuiu participação acionária na PRIO (PRIO3) e na Natura (NTCO3), mostra documento enviado ao mercado nesta segunda-feira (5).

No caso da Natura, a gestora passou a deter 68 milhões de papéis, o que equivale a 4,94%.  Para a PRIO, a participação caiu a 44 milhões de papéis, ou 4,99% do capital social da petroleira.

Leia mais.

Fundo imobiliário adquire terreno em área nobre de SP; Ifix cai após sequência positiva
Fundos Imobiliários Brazilian Graveyard and Death Care
Índice de fundos imobiliários interrompe quatro altas seguidas e cai, puxado por fundo de cemitério (Imagem: Reprodução/Cemitério Morumby)

O fundo imobiliário Brio Real Estate IV (BIPD11) adquiriu um terreno no bairro de Moema, na cidade de São Paulo, para o desenvolvimento de um projeto residencial de alto padrão. A operação foi aprovada na quinta-feira (1) pelo conselho de administração.

Segundo o fundo, o investimento no projeto será de até quase R$ 22,8 milhões, o que corresponde a 17,95% do capital total comprometido pelos cotistas do BIPD11.

Leia mais.

Copa do Mundo: Sem sustos, Brasil derrota Coreia do Sul e está nas quartas; veja os gols da partida
brasil 4 0 zero quatro coreia sul copa mundo oitavas final mundial catar qatar richarlison placar
Richarlisson marcou seu terceiro gol nesta edição da Copa do Mundo (Imagem: Divulgação/ CBF)

Com um primeiro tempo que beirou a perfeição, a seleção brasileira goleou a Coreia do Sul e garantiu sua ida para as quartas de final da Copa do Mundo do Catar.

A goleada por 4 a 1 foi a primeira vez em que a seleção brasileira fez quatro gols em fase eliminatórias da Copa do Mundo desde o 4 a 1 sobre o Chile em 1998.

Leia mais.

BlackRock vende ações da PRIO
Copa do Mundo: Croácia vence Japão nos pênaltis e pega Brasil nas quartas; veja os gols da partida
Dominic Livakovic
Goleiro croata defendeu três cobranças de pênaltis (Imagem: REUTERS/Lee Smith)

A Croácia passou para as quartas de final da Copa do Mundo após derrotar, nos pênaltis, a seleção do Japão nesta segunda-feira (5). Em um duelo para lá de equilibrado contra o Japão, os croatas despacharam os asiáticos nos pênaltis, após empate no tempo normal e na prorrogação por 1 a 1. Os gols da partida foram marcados por Daizen Maeda, para o Japão, e Ivan Perisic, para a Croácia.

Aproveitando a qualidade de seus homens de meio, a Croácia tentou controlar a posse de bola desde o início da partida. Mas o Japão, veloz e vertical, levava perigo em suas tentativas.

Leia mais.

Craque da seleção pode trocar de patrocínio milionário
Vinicius Jr
Vini Jr tem contrato desde os 13 anos com a Nike, mas se sente desprestigiado (Imagem: Danielle Parhizkaran-USA TODAY Sports)

Enquanto se concentra na Copa do Mundo do Catar, o atacante Vinicius Júnior trabalha nos bastidores para romper o contrato que tem com a Nike. O jogador da seleção brasileira e do Real Madrid estaria insatisfeito com o tratamento recebido pela empresa americana.

Vinicius, de 22 anos, tem contrato com a marca de material esportivo desde 2013, quando ainda estava nas categorias de base do Flamengo e não tinha sequer estreado como jogador profissional, e vai até 2028.

Leia mais.

De temor fiscal a Wall Street: Os motivos por trás do tombo do Ibovespa nesta segunda
Ibovespa/Bolsa de Valores B3
Ibovespa: Mercado tem dia de menor liquidez com jogo do Brasil na Copa do Mundo (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) não se recuperou e fechou em forte queda nesta segunda-feira (5), em movimento de ajustes e com os investidores à espera de novidades da PEC da Transição, atualmente em tramitação no Senado.

Em dia de menor liquidez devido ao jogo do Brasil contra a Coreia do Sul na Copa do Mundo de 2022, o índice de referência da Bolsa brasileira recuou 2,25%, a 109.401,41 pontos. As ações da Petrobras (PETR4) chegaram a subir, mas viraram para queda junto com as negociações dos preços do petróleo.

Leia mais.

Brasil 4 X 1 Coreia do Sul: Veja fotos da partida
brasil 4 0 zero quatro coreia sul copa mundo oitavas final mundial catar qatar placar
(Imagem: Divulgação/ CBF)
brasil 4 0 zero quatro coreia sul copa mundo oitavas final mundial catar qatar paquetá placar
(Imagem: Divulgação/ CBF)
brasil 4 0 zero quatro coreia sul copa mundo oitavas final mundial catar qatar richarlison placar
(Imagem: Divulgação/ CBF)
brasil 4 0 zero quatro coreia sul copa mundo oitavas final mundial catar qatar richarlison placar
(Imagem: Divulgação/ CBF)
neymar comemora pênailti gol coreia sul oitavas final copa do mundo catar
(Imagem: Divulgação/ CBF)
tite seleção brasileira gol richarlison dança pombo comemoração copa mundo oitavas final catar qatar
(Imagem: Divulgação/CBF)
Brasil avança para quartas de final com goleada de 4 a 1 sobre Coreia do Sul
Brasil, Copa do Mundo
Na segunda etapa, o Brasil apenas administrou o resultado e diminuiu o volume de jogo.  (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

A seleção brasileira garantiu a vaga para as quartas de final da Copa do Mundo do Catar com uma goleada de 4 a 1 sobre a Coreia do Sul. O Brasil enfrenta a Croácia na sexta-feira (9).

Os quatro gols brasileiros foram marcados no primeiro tempo – por Vinicius Junior, Neymar, Richarlison e Paquetá. A seleção croata melhorou na segunda etapa e chegou a marcar um gol.

Leia mais.

Ifix fecha em queda de 0,12%, aos 2.890 pontos (dados preliminares)
Ibovespa (IBOV) fecha em queda de 2,3%, a 109.349,37 pontos, de acordo com dados preliminares
Brasil X Coreia do Sul: Jogadores do Brasil homenageiam Pelé após o jogo
Brasil se classifica para as quartas de final e pegará a Croácia na próxima sexta (9), ao meio-dia (horário de Brasília)
Brasil X Coreia do Sul: Acabou!!!!! Brasil 4 x 1 Coreia do Sul
Brasil X Coreia do Sul: Richarlison consegue lateral no campo de ataque, após bola esticada pela esquerda
Brasil X Coreia do Sul: 4 minutos de acréscimo no segundo tempo; vamos até 49 minutos
Brasil X Coreia do Sul: Lançamento longo da Coreia termina em chute para fora
Brasil X Coreia do Sul: Brasil adianta marcação e pressiona saída de bola
Brasil X Coreia do Sul: Uuuuuuuuhhh! Daniel Alves gira e chuta cruzado na grande área, estourando nas costas do jogador coreano
Brasil X Coreia do Sul: 41 minutos do segundo tempo
Brasil X Coreia do Sul: Coreia intensifica ataque com 37 minutos do segundo tempo
Brasil X Coreia do Sul: Neymar e o goleiro Alison são substituídos por Rodrygo e Weverton
Brasil X Coreia do Sul: Defendeeeee Alison!!! Chute sai mascado na pequena área, quica e quase engana goleiro do Brasil
Brasil X Coreia do Sul: 33 minutos de jogo no segundo tempo
Brasil X Coreia do Sul: Brasil 4 x 1 Coreia
Brasil X Coreia do Sul: Chute forte de fora da área, sem chance de defesa para Alison
Brasil X Coreia do Sul: GOOOLLLL da Coreia
Brasil X Coreia do Sul: Falta para a Coreia bem longe do gol brasileiro
Brasil X Coreia do Sul: Coreia troca passes na entrada da área brasileira, mas passe errado manda bola para lateral
Brasil X Coreia do Sul: Juiz começa a marcar mais faltas, ao contrário do primeiro tempo, em que deixou jogo correr solto
Brasil X Coreia do Sul: Saem Danilo e Vini Jr. da seleção brasileira para entrada de Martinelli e Bremer
Brasil X Coreia do Sul: Coreia insiste nos cruzamentos na grande área do Brasil
Brasil X Coreia do Sul: Tite chama Martinelli e Bremer para aquecimento
Brasil X Coreia do Sul: Bate-e-rebate na área brasileira; Alison rebate bola, que fica viva na área e acaba em tiro de meta
Brasil X Coreia do Sul: Brasil administra a vantagem do placar
Brasil X Coreia do Sul: Escanteio do Brasil é cortado pela Coreia; após pegar o rebote, ataque brasileiro é interrompido por falta de ataque
Brasil X Coreia do Sul: Militão sai para entrada de Daniel Alves
Brasil X Coreia do Sul: Quaaase!!! Raphinha tem outro chute direto contra o gol coreano defendido
Brasil X Coreia do Sul: Tite chama Daniel Alves para se aquecer
Brasil X Coreia do Sul: Brasil toca a bola no meio do campo, esperando uma brecha na defesa coreana
Brasil X Coreia do Sul: Coreia pressiona o Brasil perto da grande área
Brasil X Coreia do Sul: Raphinha bate a falta e bola é desviada pela barreira, escanteio para o Brasil
Brasil X Coreia do Sul: Neymar e Casemiro na bola, enquanto barreira coreana é arrumada
Brasil X Coreia do Sul: Falta em Neymar em frente à grande área coreana
Ativa escala time de fundos imobiliários com dividendos de até 16% para dezembro
dividendos
Uma seleção de fundos imobiliários para apostar em dezembro, segundo a Ativa, que aumentou a exposição em recebíveis (Imagem: Freepik)

A Ativa Investimentos fez duas trocas em sua carteira recomendada de fundos imobiliários (FIIs) para dezembro.

Para o último mês do ano, a corretora retirou as posições nos fundos Guardian Logística (GALG11) e HSI Malls (HSML11). Segundo a casa de análises, a troca foi realizada para aumentar a exposição em fundos de recebíveis indexados ao CDI diante o cenário de juros futuros.

Leia mais.

Brasil X Coreia do Sul: 10 minutos de jogo no segundo tempo
Brasil X Coreia do Sul: Quuaaaaase!!!! Raphinha bate dentro da pequena área; goleiro defende com a ponta dos dedos
Brasil X Coreia do Sul: Passe errado da Coreia sai pela linha de fundo; é tiro de meta do Brasil
Brasil X Coreia do Sul: Agora, Coreia toca bola na intermediária brasileira, em busca de espaço
Brasil X Coreia do Sul: Cruzamento de Raphinha é posto para fora; escanteio para o Brasil
Brasil X Coreia do Sul: Brasil toca a bola na intermediária coreana, mas perde a bola
Brasil X Coreia do Sul: Coreia adianta jogadores e pressiona saída de bola do Brasil
Brasil X Coreia do Sul: Escanteio coreano termina em chute para fora, após troca de passes na entrada da grande área brasileira
Brasil X Coreia do Sul: Coreia surpreende com primeiro bom chute a gol, posto para fora por Alisson
Brasil X Coreia do Sul: Primeiro ataque é brasileiro, e chute rasteiro de Raphinha para nas mãos do goleiro
Brasil X Coreia do Sul: Começa o segundo tempo
Brasil X Coreia do Sul: Veja fotos do primeiro tempo
neymar comemora pênailti gol coreia sul oitavas final copa do mundo catar
Neymar comemora seu gol de pênalti contra a Coreia do Sul, pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar (Imagem: Divulgação/ CBF)
Brasil X Coreia do Sul: Veja fotos do primeiro tempo
tite seleção brasileira gol richarlison dança pombo comemoração copa mundo oitavas final catar qatar
Tite entra na dança do pombo na comemoração do gol de Richarlison (Imagem: Divulgação/CBF)
Brasil arrasa em 1º tempo contra a Coreia do Sul, com 4 gols
Seleção brasileira Neymar
(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

A seleção brasileira teve um primeiro tempo atuando de maneira fortemente ofensiva, dominando a posse de bola e abrindo 4 a 0 contra a Coreia do Sul – com gols de Vinicius Junior, Neymar, Richarlison e Paquetá.

Com o resultado, o Brasil caminha para garantir uma vaga nas quartas de final e deve enfrentar a Croácia na sexta-feira (9).

Leia mais.

Brasil X Coreia do Sul: Gols de Vini Jr., Neymar, Richarlison e Paquetá
Vale (VALE3) atrai alocação com reabertura da China, dizem gestores
Ação para fugir de Lula e Bolsonaro
Afrouxamento da política de Covid Zero na China favorece ativos correlacionados, como minério de ferro e ações da Vale (Imagem: Reuters/David Gray)

Os sinais de alívio nas medidas contra a Covid-19 na China ainda em novembro permitiram um aumento da alocação de gestores em bolsa e ativos correlacionados, como o minério de ferro e a Vale (VALE3). Esse é o principal destaque na carta mensal da TAG Investimentos e da Infinity Asset

“Após sinais de flexibilização da Covid Zero na China, ao longo do mês, adicionamos posição nas bolsas do país”, comenta o CIO da TAG Investimentos, Dan Kawa, na carta mensal de novembro, referindo-se ao mercado acionário chinês.

Leia mais.

Brasil X Coreia do Sul: Brasil 4 X 0 Coreia
Brasil X Coreia do Sul: Fim do primeiro tempo!!
Brasil X Coreia do Sul: Neymar pega o rebote prensado e chuta sobre o gol
Brasil X Coreia do Sul: Quaaaasee! Richarlison dispara na entrada a área para goleiro coreano rebater
Brasil X Coreia do Sul: Uuuuuuuhhh! Raphinha fura cruzamento de Vini Jr. de frente para o gol coreano
Brasil X Coreia do Sul: Goleiro coreano defende bom chute de Paquetá na pequena área e põe pra escanteio
Brasil X Coreia do Sul: 5 minutos de tempo extra
Brasil X Coreia do Sul: Cartão amarelo para Jung, número 5 da Coreia, por entrada dura contra Raphinha
Brasil X Coreia do Sul: Coreia toca a bola na intermediária brasileira
Brasil X Coreia do Sul: 40 minutos do primeiro tempo; Brasil 4 X 0 Coreia
Brasil X Coreia do Sul: Vai pintando goleada brasileira nas oitavas de final
Brasil X Coreia do Sul: GOOOLLL de Paquetá. Brasil 4 a 0
Brasil X Coreia do Sul: Casemiro chuta para fora, após troca de passes do Brasil na entrada da área coreana
Brasil X Coreia do Sul: Brasil toca a bola na intermediária; Coreia está toda recuada
Brasil X Coreia do Sul: Alisson defende ataca coreano pela linha de fundo, num tiro quase a queima-roupa
Brasil X Coreia do Sul: Raphinha chuta sobre o gol coreano de fora da área
Brasil X Coreia do Sul: Brasil 3 x 0 Coreia do Sul
Taxa de investimento no Brasil é a maior em 8 anos, aponta IBGE
investimento, brasil, PIB
A taxa de investimento no Brasil é calculada pela proporção entre a Formação Bruta de Capital Fixo e o PIB (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

A taxa de investimento do Brasil foi de 19,6% do PIB no terceiro trimestre de 2022, conforme mostrou o IBGE em seu relatório de indicadores de Contas Nacionais Trimestrais, o que representa um aumento na comparação anual, quando o país registrou uma taxa de investimento de 19,4% em 2021.

Esse também é o maior valor do indicador desde 2014, quando o país registrou uma taxa de 20% no 1° trimestre do ano.

Leia mais.

Brasil X Coreia do Sul: Tite comemora com Richarlison a dança do pombo
Brasil X Coreia do Sul: GOOOLLLL do Brasil, Richarlison
Brasil X Coreia do Sul: Mais um escanteio para o Brasil
Brasil X Coreia do Sul: Neymar é desarmado na área coreana, escanteio para o Brasil
Brasil X Coreia do Sul: Coreia chuta de fora da área e Alison defende
Brasil X Coreia do Sul: Richarlison afasta a bola da área de cabeça
Brasil X Coreia do Sul: Escateio para a Coreia
Brasil X Coreia do Sul: Danilo chuta a gol, após passe de Vini Jr.; goleiro coreano rebate
Brasil X Coreia do Sul: Brasil recua e seleção coreana ocupa campo brasileiro
Brasil X Coreia do Sul: Juiz deixa o jogo correr solto, com muitos contatos entre jogadores
Brasil X Coreia do Sul: Coreia cobra escanteio curto, que termina em forte chute a gol contra Alisson, que defende
Brasil X Coreia do Sul: Alisson defende chute a gol da Coreia
Imóveis: Conheça os bairros com os condomínios mais caros de São Paulo
Preço do aluguel
Imóveis do Higienópolis e Vila Nova Conceição têm os preços mais altos de condomínios, diz estudo (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

São Paulo é uma das cidades com os imóveis mais caros do Brasil. Tanto para comprar quanto para alugar, é preciso desembolsar um bom dinheiro. E para pagar condomínios não é diferente.

Segundo levantamento da administradora de condomínios Lello, Higienópolis é o bairro da capital paulista com o valor médio mais alto, de R$ 2.216 por mês e de R$ 26.598 por ano.

Leia mais.

Brasil X Coreia do Sul: 2 x 0 para o Brasil
Brasil X Coreia do Sul: GOLLLL de Neymar, cobrança de pênalti
Brasil X Coreia do Sul: Neymar se prepara para bater
Brasil X Coreia do Sul: Pênalti em Richarlison
Brasil X Coreia do Sul: Depois de 3 impedimentos, Coreia está praticamente toda no campo de defesa
BDRs: PagBank aposta na Amazon (AMZO34) e Wells Fargo (WFCO34) para buscar lucros em dezembro
BDRs
PagBank realiza duas trocas em carteira de BDRs para dezembro (Imagem: REUTERS/Mike Segar)

O PagBank realizou duas alterações em sua carteira de BDRs (Brazilian Depositary Receipts) para dezembro. Saem Airbnb (AIRB34) e Walt Disney (DISB34) para dar lugar a Amazon (AMZO34e Wells Fargo (WFCO34).

Os BDRs consistem em certificados emitidos no Brasil que possuem como lastro ações emitidas no exterior.

Leia mais.

Brasil X Coreia do Sul: Vini Jr. recebe de Raphina na entrada da área e chuta forte para marcar
Brasil X Coreia do Sul: GOOOOLLLLLL do Brasil
Brasil X Coreia do Sul: Terceiro impedimento da Coreia
Brasil X Coreia do Sul: Segundo ataque da Coreia é impedido
Brasil X Coreia do Sul: Brasil tenta com Vini Jr e triangulação pelo meio
Empresa de Warren Buffett é uma das BDRs favoritas para dezembro; veja as recomendações da Genial
ações recomendadas, Ibovespa
Nos últimos 12 meses, carteira de BDRs da Genial acumula queda de 50,04% (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Para dezembro, a Genial Investimentos optou por manter a mesma estratégia em sua carteira de BDRs (Brazilian Depositary Receipt) do mês passado, após apresentar alta de 4,06%.

Os analistas escolheram dar prioridade a ações americanas de setores mais resilientes, pois entendem que o cenário à frente ainda é desafiador. Apesar disso, as alocações da corretoras são mais “agressivas” esse mês .

Leia mais.

Brasil X Coreia do Sul: Primeiro ataque da Coreia para por impedimento
Retornos de até 11%: Veja 10 ações de dividendos para lucrar acima dos mercados, segundo o BTG
Dividendos
Quer lucrar com dividendos? Veja a carteira do BTG para dezembro (Imagem: Flick/Banco do Brasil)

O BTG Pactual realizou alterações em sua carteira de dividendos para o mês de dezembro e colocou três pesos-pesados: Engie (EGIE3), BB Seguridade (BBSE3) e PRIO (PRIO3). Em compensação, saíram Bradesco (BBDC4), B3 (B3SA3) e Minerva (BEEF3).

De acordo com os analistas, a Engie possui um sólido histórico de boa alocação de capital, juntamente com uma das melhores equipes de gestão do setor de serviços básicos.

Leia mais.

Brasil X Coreia do Sul: começa o jogo
Brasil X Coreia do Sul: Coreia adota esquema 4-4-2
Brasil X Coreia do Sul: Brasil entra em campo com esquema 4-1-2-3
Brasil X Coreia do Sul: Hino coreano é executado
Brasil X Coreia do Sul: Hino brasileiro é executado
Brasil X Coreia do Sul: Seleções entram em campo para os hinos nacionais
Ibovespa (IBOV) opera em queda em dia de jogo do Brasil
Petrobras, Mercados, dividendos ações
Investidores estão atentos sobre o desfecho das negociações em torno do valor e do prazo de exceção ao teto de gastos.(Imagem: Diana Cheng/Money Times)

O Ibovespa despenca nesta segunda-feira (5) em dia de jogo do Brasil, que deverá entrar em campo contra a Coreia do Sul logo mais, às 16 horas – partidas da seleção tendem a afetar negativamente o volume de negociação na Bolsa.

Por volta das 15h50, o Ibovespa recuava 1,69%, a 110,0 mil pontos, enquanto os principais índices de Wall Street caíam com os investidores mantendo uma postura cautelosa antes de dados norte-americanos, incluindo um relatório sobre o setor de serviços.

Leia mais.

Chef do bife dourado que regalou selecionáveis no Catar já ostentou globalmente para o Marfrig (MRFG3)
Salte Bae
Chef turco do bife de ouro já estrelou campanha global do Marfrig (Imagem: Divulgação)

O Marfrig (MRGF3) não deve saber se suas carnes são salpicadas com ouro nas casas do chef turco Nusrte Gökce, como as que os astros da seleção saborearam no Catar, mas o famoso restarateur já esteve ou está na folha de pagamentos dos prestadores de serviços do frigorífico.

O bife da celebridade está saindo em torno de R$ 9 mil na sede da Copa e causou polêmica a presença de Vinicius Jr. e Ronaldo se fartando do que chamaram aqui de ostentação.

Leia mais.

Meta (M1TA34), Salesforce (SSFO34) e outras 8 BDRs para investir em dezembro, segundo a MyCap
Meta
A carteira de BDRs da MyCap segue com as ações de Meta no portfólio (Imagem: REUTERS/Benoit Tessier)

A MyCap manteve sem alterações a carteira recomendada para dezembro de BDRs (Brazilian Depositary Receipts), certificados emitidos no Brasil que possuem como lastro ações emitidas no exterior.

Seguem contemplando a seleção da corretora os papéis de Meta (M1TA34), Salesforce (SSFO34), Cisco (CSCO34), Google (GOGL34), Verizon (VERZ34), Walmart (WALM34), Microsoft (MSFT34), Target (TGTB34), Amazon (AMZO34) e Mastercard (MSCD34). Os dez ativos tem pesos iguais entre si, de 10%.

Leia mais.

Estados e União estabelecem consenso sobre ICMS em combustíveis; compensação arrecadatória será definida
Combustíveis
Gasolina será retirada do teto de cobrança de 18% de ICMS (Imagem: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Criada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, a Comissão Especial de Conciliação fez sua última reunião para discutir a incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis., energia elétrica, comunicações e transporte coletivo.

Os representantes dos entes federativos, os representantes dos estados e da União avançaram em pontos importantes na busca de entendimento. Embora não tenham conseguido negociar a compensação das perdas arrecadatórias – o que levou à criação de um novo grupo de trabalho para tratar do tema –  chegaram a um consenso de que deverão estabelecer incidência uniforme e monofásica para os combustíveis, menos gasolina.

Leia mais.

Croácia vence Japão nos pênaltis e vai às quartas de final da Copa do Mundo
Dominic Livakovic
A Croácia enfrentará nas quartas de final o vencedor do duelo entre Brasil e Coreia do Sul, que se enfrentam ainda nesta segunda-feira (Imagem: REUTERS/Lee Smith)

O goleiro da seleção da Croácia Dominik Livakovic defendeu os pênaltis cobrados por Takumi Minamino, Kaoru Mitoma e Maya Yoshida antes de Mario Pasalic marcar o pênalti decisivo na vitória croata por 3 x 1 na cobrança de pênaltis sobre o Japão nesta segunda-feira, que levou a equipe europeia às quartas-de-final da Copa do Mundo do Catar.

Com a partida empatada em 1 x 1 após os 90 minutos e os acréscimos regulamentares, Mitoma foi quem mais se aproximou de quebrar o impasse durante a meia hora de prorrogação, forçando Livakovic a desviar seu potente disparo.

Leia mais.

Copa do Mundo: Seleção brasileira tem volta de Neymar em jogo contra Coreia do Sul; veja escalação
Neymar
A seleção joga hoje às 16h (horário de Brasília) contra a Coreia do Sul. (Imagem: Facebook/Neymar Jr)

A seleção brasileira tem de volta nesta segunda-feira (5) o atacante Neymar entre os titulares da Copa do Mundo Fifa 2022, após o jogador se recuperar de uma lesão no tornozelo.

Assim como Neymar, Danilo também volta de lesão no tornozelo depois de ter desfalcado o Brasil na vitória por 1 x 0 sobre a Suíça e na derrota para Camarões.

Leia mais.

Brasil e emergentes enfrentarão problemas em 2023; é a mensagem de ex-secretário do Tesouro americano
Brasil
Larry Summers vê juro terminal a 6%, com impactos para o Brasil e demais emergentes (Imagem: REUTERS/Jonathan Ernst)

Em entrevista realizada na última sexta-feira (2) à Bloomberg TV, Larry Summers, ex-secretário do Tesouro americano, deu sua análise sobre a atual condução da política monetária do Federal Reserve e o impacto da alta de juros para as economias desenvolvidas e emergentes, como o Brasil.

Face à persistência da pressão inflacionária nos Estados Unidos, Summers já não crê que uma taxa terminal em 5% será o suficiente para dar conta de trazer a inflação de volta à meta oficial.

Leia mais.

WEG (WEGE3) e mais 9 ações para lucrar em dezembro, segundo a Toro
carteira recomendada
Nomes para ministérios podem “pressionar os preços”, diz corretora. (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Toro Investimentos trocou sete das 10 ações recomendadas para dezembro, retirando os papéis de Itaú Unibanco (ITUB4) para incluir os de Itaúsa (ITSA4). WEG (WEGE3) também está entre as opções para o mês.

A corretora disse que segue com “uma postura de cautela” até o final do ano. “Por mais que a PEC da Transição já tenha sido protocolada no Senado, podem surgir divergências no texto e
dificuldades na aprovação não devem ser descartadas”.

Leia mais.

Ações europeias caem por temores de recessão, mas otimismo na China limita perdas
Mercados globais
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,41%, a 441,47 pontos (Imagem: REUTERS/Kai Pfaffenbach)

As ações europeias caíram nesta segunda-feira depois que dados mostrando um declínio na atividade empresarial da zona do euro alimentaram temores de recessão, enquanto as esperanças de flexibilização das restrições rígidas da Covid-19 na China impulsionaram mineradoras e outras ações expostas à segunda maior economia do mundo.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,41%, a 441,47 pontos.

Leia mais.

Coca-Cola (COCA34) e Walmart (WALM34) são as novas BDRs para investir em dezembro, segundo o Inter
Coca-Cola
Coca-Cola e Walmart assumem o lugar de General Motors e Costco na carteira de BDRs do Inter (Imagem: REUTERS/Arnd Wiegmann)

Em atualização de carteira recomendada de BDRs (Brazilian Depositary Receipts), o Inter removeu as ações de General Motors (GMCO34) e Costco (COWC34), para dar lugar a Coca-Cola (COCA34) e Walmart (WALM34).

A primeira troca mencionada foi motivada pela estratégia de expansão em novos mercados e favoritismo no setor, de acordo com o banco. Em relação a segunda troca, o Inter enxerga oportunidades surgindo com o turnaround, após problemas com estoques terem prejudicado o desempenho operacional da companhia.

Leia mais.

Embraer avança em estudos para aviões elétricos e híbridos de até 30 lugares
Embraer
A Embraer anunciou no ano passado estudos envolvendo uma aeronave híbrida, mas na época o trabalho envolvia uma com capacidade para nove passageiros e agora a empresa trabalha em versões com 19 a 30 lugares (Imagem: REUTERS/Denis Balibouse)

A Embraer anunciou nesta segunda-feira que está estudando propostas para aeronaves comerciais com propulsão híbrida e elétrica capazes de transportar entre 19 e 30 passageiros, com expectativa de que a tecnologia ficará pronta a partir de 2030.

Os estudos envolvem uma aeronave com propulsão híbrida-elétrica paralela que seria capaz de reduzir emissões de gás carbônico em até 90% por meio de combustível sustentável de aviação, conhecido pela siga em inglês SAF e produzido a partir de óleos de origem orgânica ou resíduos agrícolas e florestais. A aeronave teria motores traseiros.

Leia mais.

Ação predileta do mercado é de setor resiliente; o melhor de 9 carteiras recomendadas
Ação predileta do mercado
Empresa resiliente aos juros elevados tem a ação predileta do mercado nesta semana marcada pela última reunião do Copom (Imagem: Reuters/Amanda Perobelli)

Foi eleita a ação predileta do mercado nesta semana, entre os dias 5 a 9 de dezembro, prevalecendo a preferência por um papel de setor resiliente, de acordo com levantamento exclusivo elaborado pelo Money Times com informações presentes em nove carteiras recomendadas.

Enquanto a semana começa com baixa liquidez devido a mais um jogo do Brasil na Copa do Mundo 2022, as negociações esquentam com a última decisão do Copom no ano marcada nesta quarta-feira (7).

Leia mais.

Ministério da Justiça dá 72 horas para Unimed esclarecer abusos ao consumidor
FIIs Unimed
Unimed tem 72 horas para esclarecer abusos contra o consumidor (Imagem: Reprodução/Google Maps)

O Ministério da Justiça de 72 horas para a Unimed-Rio prestar esclarecimentos sobre reiteradas condutas abusivas ao consumidor. A determinação, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), foi expedida nesta segunda-feira (5).

Desde julho de 2022, a empresa lidera o pior atendimento ao consumidor, segundo o ranking da Agência Nacional de Saúde divulgado de outubro. Em julho, a Unimed-Rio esteve entre as dez operadoras de planos de saúde notificadas por indícios de reajustes abusivos. As investigações, ainda em andamento pela Senacon/MJSP, apontaram cobrança de aumento de até 133%, na comparação com o valor cobrado anteriormente.

Leia mais.

Justiça suspende gasto de R$ 4,9 bilhões com 98 blindados pelo Exército
Os 98 veículos blindados seriam comprados nesta segunda-feira (5) pelo Exército brasileiro

O contrato para a compra de 98 veículos blindados pelo Exército ao custo de R$4,9 bilhões que seria assinado nesta segunda-feira (5) foi suspenso pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

O desembargador Wilson Alves De Souza alegou ‘evidente ilegalidade’ na compra em meio a ‘grave crise financeira’, ‘ sem que haja qualquer necessidade comprovada para a aquisição dos equipamentos.

Leia mais.

Açúcar: dois meses depois do início da colheita, começa a safra indiana de vender dificuldades para gerar facilidades
Cana-de-açúcar
Índia agora estima produção menor de cana e também de açúcar (Imagem: Reuters/Rajendra Jadhav)

O mercado do açúcar ficou embaralhado desde a manhã desta segunda (5) com a informações sobre o suprimento da Índia, tentando fazer pressão altista em cenário global que se confirma melhor de oferta.

Mas, como todas as notícias que vêm do principal concorrente brasileiro merecem algum desconto, especialmente as altistas, os futuros de Nova York já vão perdendo o suporte visto antes, de mais 1% – está em mais 0,90%, 19,66 c/lp (13h50, de Brasília).

Leia mais.

Parlamentares fecham em dois anos prazo para PEC da transição
Congresso
PEC deverá ser votada no Senado nesta quarta-feira (7) (Imagem: Reuters/Adriano Machado)

Senadores e deputados responsáveis pela primeira articulação em torno do texto da PEC proposta pela equipe de transição de Lula que retira os gastos com o auxílio Brasil no teto de gastos chegaram à um consenso sobre a duração da medida.

Nesta segunda-feira (5), os líderes acertaram que a PEC da Transição terá vigência por dois anos e que a proposta manterá o valor original proposto, que poderá abrir uma exceção no teto de gastos de até 198 bilhões de reais para custear o Bolsa Família, entre outros pontos, e investimentos no próximo ano.

Leia mais.

Atividade do setor de serviços dos EUA acelera em novembro
(Imagem: REUTERS/Andreas Gebert/File Photo)

A atividade do setor de serviços dos Estados Unidos acelerou inesperadamente em novembro, com uma recuperação do emprego, oferecendo mais evidências do ímpeto subjacente da economia mesmo em meio à expectativa de uma recessão no ano que vem.

O Instituto de Gestão do Fornecimento (ISM) disse nesta segunda-feira que seu PMI não manufatureiro aumentou para 56,5 no mês passado, de 54,4 em outubro, que foi a leitura mais baixa desde maio de 2020.

Leia mais.

Encomendas à indústria nos EUA superam expectativas em outubro
Loja da Target em Nova York
O Departamento de Comércio informou nesta segunda-feira que os pedidos às fábricas saltaram 1,0%, após subirem 0,3% em setembro (Imagem: REUTERS/Shannon Stapleton/File Photo)

As novas encomendas de produtos manufaturados nos Estados Unidos aumentaram mais do que o esperado em outubro, em meio a fortes altas na demanda por maquinário e uma série de outros produtos, o que pode afastar as preocupações de uma forte desaceleração na manufatura.

O Departamento de Comércio informou nesta segunda-feira que os pedidos às fábricas saltaram 1,0%, após subirem 0,3% em setembro.

Leia mais.

Petróleo responde a China, Opep+ e Rússia e pode voltar a mirar as máximas do ano
Campo de petróleo russo
Petróleo tipo Brent mira os US$ 90/barril pela primeira vez desde o início de novembro (Imagem: REUTERS/Vasily Fedosenko)

Os contratos futuros de petróleo operam em alta nesta segunda-feira (5), repercutindo a decisão da Opep+ na reunião de ontem (4) e a flexibilização das medidas da pandemia na China. Paralelamente, investidores da commodity monitoram os efeitos do teto de preço sobre o petróleo russo, que passa a vigorar hoje.

Por volta das 12h30, o WTI (referência americana) e o Brent (referência internacional) subiam, respectivamente, 2,89% e 2,25%.

Leia mais.

Guide escala Multiplan (MULT3) e Arezzo (ARZZ3) para buscar lucros em dezembro
ações
Guide realiza duas alterações em carteira recomendada para dezembro (Imagem: Pixabay)

A Guide Investimentos realizou duas alterações em sua carteira recomendada para o mês de dezembro. Saem os papéis da Ambev (ABEV3) e Lojas Renner (LREN3) para dar lugar a Multiplan (MULT3) e Arezzo (ARZZ3).

O portfólio encerrou novembro no campo negativo, com retorno de -6,6%, ante queda de 3,4% do Ibovespa, seu índice de referência.

Leia mais.

XP aposta em 3 novas ações para a semana
carteira recomendada
XP altera sua escalação em carteira recomendada para a semana (Imagem: Tainá da Silva)

XP Investimentos realizou três alterações em sua carteira recomendada, com uma seleção que dá a chance do investidor obter lucros de até 31,6% em semana de jogo do Brasil na Copa do Mundodecisão sobre a PEC da Transição e Copom.

Saíram da carteira recomendada os papéis do Bradesco (BBDC4), Cosan (CSAN3) e Eneva (ENEV3) e entraram Assaí (ASAI3), Cielo (CIEL3) e Ferbasa (FESA4).

Leia mais.

Ibovespa: Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4) são destaques de altas nesta segunda (5)
Ibovespa/Bolsa de Valores B3
Do lado positivo do Ibovespa, Vale, CSN Mineração e Petrobras subiam (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa opera no negativo nesta segunda-feira (5), enquanto o mercado continua monitorando os desdobramentos da PEC da Transição.

Por volta das 12h15, as ações da Vale (VALE3) eram destaque de alta e subiam 1,5%, na esteira do desempenho dos contratos futuros de minério de ferro.

Leia mais.

BDRs: Apple (AAPL34), Chevron (CHVX34) e outras empresas para investir em dezembro, segundo a Guide
BDRs
A carteira de BDRs da Guide permaneceu intacta em dezembro (Imagem: arturmarciniecphotos)

A Guide Investimentos manteve a carteira recomendada de BDRs (Brazilian Depositary Receipts) intacta para dezembro.

Continuam fazendo parte do portfólio as ações da Apple (AAPL34), Chevron (CHVX34), Coca-Cola (COCA34), Disney (DISB34), General Motors (GMCO34), Google (GOGL34), Johnson & Johnson (JNJB34), Nike (NIKE34), Rio Tinto (RIOT34) e Walmart (WALM34).

Leia mais.

Futuro do Posto Ipiranga: Guedes segue passos de Meirelles e pode assumir economia de São Paulo
Paulo Guedes
Paulo Guedes pode deixar o Ministério da Economia e assumir a Secretaria da Fazenda de São Paulo (REUTERS/Adriano Machado)

Principal nome do governo de Jair Bolsonaro (PL), Paulo Guedes pode seguir os passos de Henrique Meirelles e sair de Brasília direto para o estado de São Paulo. Super ministro de Bolsonaro, Guedes esteve presente na administração de Bolsonaro desde a eleição de 2018 e seguirá com o atual presidente até o último dia de 2022.

O atual ministro da Economia foi convidado pelo governador eleito de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) para assumir o cargo de Secretário da Fazenda.

Leia mais.

Ibovespa desaba em dia de jogo do Brasil e com evidências mais claras de Haddad na Fazenda
Petrobras, Mercados, dividendos ações
(Imagem: Diana Cheng/Money Times)

O Ibovespa despenca nesta segunda-feira (05) em dia de jogo do Brasil, que deverá entrar em campo contra a Coreia do Sul logo mais, às 16 horas. Por volta das 12h15, o índice caia 1,38%, a 110.380 pontos. Em Wall Street:

Nos Estados Unidos, os principais índices de Wall Street abriram em baixa nesta segunda-feira, com os investidores mantendo uma postura cautelosa antes de dados norte-americanos, incluindo um relatório sobre o setor de serviços.

Leia mais.

Fundo imobiliário fecha aluguel de 3 andares em SP; Ifix tenta voltar aos 2.900 pontos
Fundos Imobiliários ALZR
(Imagem: Divulgação)

O fundo imobiliário XP Properties (XPPR11) fechou contrato de locação de três conjuntos do Edifício Faria Lima Plaza, na cidade de São Paulo, por 84 meses, o equivalente a sete anos.

O acordo, em vigor desde 1º de dezembro, foi celebrado com a REC Faria Lima Empreendimentos Imobiliários e a REC Empreendimentos e Participações. O aluguel refere-se aos vigésimo, vigésimo primeiro e vigésimo segundo andares do imóvel, que somam 6,2 mil metros quadrados.

Leia mais.

Wall Street cai após dados fortes do setor de serviços alimentarem temores sobre Fed
Mercados globais
Os dados vêm na esteira de uma pesquisa da semana passada que mostrou um crescimento de empregos e salários mais forte do que o esperado em novembro (Imagem: REUTERS/Andrew Kelly)

Os principais índices de Wall Street caíam nesta segunda-feira, depois que a atividade do setor de serviços melhor do que o esperado alimentou temores de que o Federal Reserve dos Estados Unidos possa manter sua trajetória de alta agressiva dos juros, mesmo em meio a expectativa de uma possível recessão no ano que vem.

Os dados mostraram que a atividade da indústria de serviços dos EUA acelerou inesperadamente em novembro, com recuperação do emprego, oferecendo mais evidências do impulso subjacente da economia.

Leia mais.

Ibovespa amplia queda para 1,20%, a 110.571 pontos
BB Seguridade (BBSE3) entra na carteira semanal da Empiricus Investimentos; veja recomendações
BB Seguridade
BB Seguridade tem se valorizado demais nos últimos meses, confirmando um “belíssimo pivot de alta”, segundo a Empiricus Investimentos (Imagem: Renan Dantas/Money Times)

Em atualização de carteira recomendada semanal, a Empiricus Investimentos excluiu as ações de Sanepar (SAPR11) e trouxe no lugar os papéis de BB Seguridade (BBSE3).

Segundo a Empiricus Investimentos, BBSE3 segue com um viés de alta do curto ao longo prazo. A casa também destaca que o papel tem se valorizado demais nos últimos meses, confirmando um “belíssimo pivot de alta”, com potencial de ir até os R$ 36 em pouco tempo.

Leia mais.

Dividendos: Vale (VALE3) e Itaú (ITUB4) são destaques da carteira da Guide para dezembro
dividendos
No último mês, a carteira teve uma rentabilidade de 2,2% e conseguiu superar o Índice Dividendos (Imagem: Pixabay/Olichel)

A Guide Investimentos realizou uma troca em sua carteira de dividendos recomendados para o mês de novembro.

A Irani (RANI3) entrou no portfólio, substituindo as ações da Metalúrgica Gerdau (GOAU4).

Leia mais.

Ifix opera em alta e ensaia voltar aos 2.900 pontos
Petróleo volta ao caminho das altas com decisão de Opep+ e flexibilização de restrições na China
Tesouro Direto hoje: Taxas sobem mas prefixados seguem abaixo de 13% ao ano
Tesouro Direto
Taxas de Tesouro Direto recuperam parte das perdas. No caso dos títulos de inflação, juros reais rondam os 6% ao ano.  (Imagem: Shutterstock)

As taxas dos títulos públicos negociados no Tesouro Direto operam em alta nesta segunda-feira (5), marcando uma leve recuperação da rentabilidade dos títulos prefixados, embora continuem abaixo do patamar de 13% ao ano.

Por volta das 11h20 (horário de Brasília), o Tesouro Prefixado 2025 rendia 12,94% ao ano, com cada investimento mínimo a R$ 31,08.

Leia mais.

Por que vender os papéis desta gigante brasileira, segundo a Ágora
Suzano
Para a Ágora, é o momento de vender as ações da Suzano (Imagem: REUTERS/Benoit Tessier)

A Ágora Investimentos tem recomendação de venda para os papéis da Suzano (SUZB3), devido à preocupação com as perspectivas do mercado de celulose para 2023.

Os analistas Renato Chanes e Thiago Lofiego, que assinam relatório, apontam que a demanda para o setor está mais fraca, além da redução dos gargalos logísticos e novas ofertas chegando ao mercado.

Leia mais.

BTG escala Vale (VALE3) e Ambev (ABEV3) para superar o Ibovespa na semana
ações, ibovespa, investimentos, B3 na Copa do Mundo
Na última semana, o portfólio recuou 1,05% e não conseguiu superar o Ibovespa (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

O BTG Pactual realizou três alterações na sua carteira de ações recomendadas para esta semana.

Os papéis de Ambev (ABEV3), Assaí (ASAI3) e Vale (VALE3) são os novos nomes da seleção. As ações substituíram os BDRs de Visa (VISA34), a Chevron (CHBX34) e a Berkshire (BERK34).

Leia mais.

Brasil x Coreia do Sul: O que abre e o que fecha nesta segunda-feira?
Brasil x Coreia do Sul
Confira o que irá funcionar em dia de Brasil x Coreia do Sul (Imagem: Divulgação/ CBF)

A Seleção Brasileira irá disputar nesta segunda-feira (5) as oitavas de final da Copa do Mundo, contra a Coreia do Sul, às 16h.

A classificação do Brasil na primeira fase de mata-mata se deu ainda na segunda rodada da fase de grupos, e se consolidou como a primeira colocação do Grupo G na sexta-feira (2), mesmo após derrota por 1 x 0 para Camarões, devido ao saldo de gols.

Leia mais.

Petrobras (PETR4), Bradesco (BBDC4) e mais três ações para superar o Ibovespa nesta semana, segundo a Warren
ações recomendadas, Ibovespa
Warren manteve carteira recomendada semanal inalterada (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

A Warren manteve sua carteira recomendada inalterada para semana que reúne Copa do Mundo, desdobramentos da PEC da transição e Comitê de Política Monetária (Copom).

Dessa forma, seguem no portfólio Petrobras (PETR4), BR Partners (BRB11), Bradesco (BBDC4), Randon (RAPT4) e Usiminas (USIM5).

Leia mais.

Setor de serviços do Brasil aponta menor crescimento em um ano e meio em novembro, mostra PMI
Serviços
Segundo a pesquisa, algumas empresas consultadas indicaram que a incerteza no mercado e a perda de clientes prejudicaram o crescimento (Imagem: REUTERS/Caitlin O’Hara)

O setor de serviços do Brasil seguiu em expansão pelo 18° mês consecutivo em novembro, mas o crescimento desacelerou ao ritmo mais fraco dessa sequência de ganhos, enquanto a confiança dos empresários caiu ao menor patamar em mais de um ano, mostrou pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

O PMI de serviços brasileiro caiu a 51,6 no mês passado, contra leitura de 54,0 em outubro, informou a S&P Global nesta segunda-feira. O dado, com ajuste sazonal, seguiu acima da marca de 50 que separa crescimento de contração, mas a expansão foi a mais fraca em um ano e meio.

Leia mais.

Even (EVEN3): Diretor de relações com investidores renuncia; Veja quem entra
Even
Construtora Even comunica troca na diretoria financeira e de relações com investidores a partir de 2023 (Imagem: divulgação)

A construtora e incorporadora Even (EVEN3) informou há pouco que o diretor financeiro e de relações com investidores, Daniel Matone, renunciou hoje ao cargo.

Matone deixará a companhia em 3 de janeiro quando Marcelo Dzik, eleito pelo conselho de administração, assumirá as diretorias.

Leia mais.

Ibovespa (IBOV) vira para queda, com recuo de 0,2%, depois de abrir em alta nesta segunda-feira (5)
Itaúsa (ITSA4) passa por ‘vale’ em dividendos; hora de comprar ação?
Itaúsa
Historicamente, a Itaúsa distribuiu 40% do seu lucro em dividendos. (Imagem: Itausa)

A Itaúsa (ITSA4) passa por um “vale”, com dividendos em valores mais baixos do que a média histórica, e deve continuar a distribuir menos proventos, segundo o CEO da companhia, Alfredo Setubal, notaram analistas.

O posicionamento da empresa decorre de maiores investimentos que as companhias na qual a Itaúsa detêm participação têm feito. O Itaú também está distribuindo menos dividendos porque a carteira de crédito está crescendo, disse o CEO.

Leia mais.

Ibovespa (IBOV) abre no azul em meio à PEC de Transição, Copa do Mundo e Copom
Ibovespa, Ações, Mercados, B3
(Imagem: Diana Cheng/Money Times)

O Ibovespa (IBOV) abriu em alta na manhã desta segunda-feira (5), em mais um dia de jogo do Brasil na Copa do Mundo, depois de fechar o último pregão com valorização de 0,9%.

Por volta das 10h05, o índice subia 0,2%, a 112.057 pontos.

Leia mais.

Ibovespa (IBOV) abre no azul em meio à PEC de Transição, Copa do Mundo e Copom
Tesouro Direto hoje: Taxas sobem mas prefixados seguem abaixo de 13% ao ano

Confira os preços e as taxas de todos os títulos públicos de renda fixa disponíveis para compra e venda no Tesouro Direto que eram oferecidos por volta das 10h nesta segunda-feira (5):

Título Rentabilidade anual Investimento mínimo Preço Unitário Vencimento
TESOURO PREFIXADO 2025 12,94% R$ 31,08 R$ 777,19 01/01/2025
TESOURO PREFIXADO 2029 12,61% R$ 34,11 R$ 487,39 01/01/2029
TESOURO PREFIXADO com juros semestrais 2033 12,57% R$ 36,16 R$ 904,16 01/01/2033
TESOURO SELIC 2025 SELIC + 0,0366% R$ 124,97 R$ 12.497,58 01/03/2025
TESOURO SELIC 2027 SELIC + 0,1531% R$ 124,27 R$ 12.427,36 01/03/2027
TESOURO IPCA+ 2026 IPCA + 5,99% R$ 32,14 R$ 3.214,21 15/08/2026
TESOURO IPCA+ 2035 IPCA + 5,95% R$ 38,91 R$ 1.945,99 15/05/2035
TESOURO IPCA+ 2045 IPCA + 6,04% R$ 32,18 R$ 1.072,95 15/05/2045
TESOURO IPCA+ com juros semestrais 2032 IPCA + 5,96% R$ 40,71 R$ 4.071,25 15/08/2032
TESOURO IPCA+ com juros semestrais 2040 IPCA + 5,93% R$ 40,92 R$ 4.092,64 15/08/2040
TESOURO IPCA+ com juros semestrais 2055 IPCA + 6,00% R$ 40,08 R$ 4.008,22 15/05/2055
Credit Suisse: ações sobem 7,5% com interesse de príncipe da Arábia Saudita
Credit Suisse
O banco com sede em Zurique ampliou os ganhos de sexta-feira, quando os comentários do presidente Axel Lehmann ajudaram a quebrar uma sequência de 13 dias de perdas (Imagem: REUTERS/Arnd Wiegmann/File Photo)

As ações do Credit Suisse subiram até 7,5% com a perspectiva de que o príncipe herdeiro da Arábia Saudita Mohammed bin Salman assumirá uma participação no banco de investimentos da instituição suíça.

Bin Salman pode investir cerca de US$ 500 milhões no veículo, segundo pessoas com conhecimento do assunto. Outros investidores podem incluir a Atlas Merchant Capital, do ex-presidente-executivo do Barclays Bob Diamond, disseram as pessoas, pedindo para não serem identificadas porque as discussões são privadas. Não está claro se o interesse do príncipe herdeiro viria de forma pessoal ou por meio de outros veículos de investimento no reino.

Leia mais.

Day Trade: Copel (CPLE6) ou Cemig (CMIG4)? Qual estatal vender nesta segunda para buscar até 3,40%
ações Bolsa de Valores B3 day trade ibovespa
(Imagem: Kaype Abreu/Money Times)

A Ágora, o BTG Pactual e o PagBank indicaram a compra de Banco do Brasil (BBAS3) e outras ações para esta segunda-feira (5). No entanto, papéis como Cemig (CMIG4) e Copel (CPLE6) figuram a lista de vendas. Confira:

Ágora
Empresa Ticker Entrada (R$) 1º alvo (R$) Potencial de ganho 2º alvo (R$) Potencial de ganho Stop (R$)
Americanas AMER3 9,65 9,52 1,35%  –  – 9,73
Cemig CMIG4 11,33 11,17 1,41%  –  – 11,41
Marfrig MRFG3 8,07 7,95 1,49%  –  – 8,13

 

Leia mais.

As 10 ações para bater o Ibovespa na semana, segundo a Mirae
carteira recomendada
Taesa substitui Gerdau em carteira recomendada semanal da Mirae (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

A Mirae realizou uma troca em sua carteira recomendada para bater o Ibovespa na semana. Com isso, sai o papel da Gerdau (GGBR4) e passa a compor o portfólio Taesa (TAEE11).

Segundo a casa de análises, a mudança foi feita apenas pela estratégia de buscar retorno diferenciado no curto prazo, visto que os fundamentos da Gerdau continuam positivos e, no momento adequado, voltarão a figurar entre as recomendações semanais.

Leia mais.

Cemig (CMIG4), Itaú (ITUB4) e outras ações para comprar e lucrar nesta semana, segundo MyCap
ações, investimentos, ibovespa, Mercados
Na última semana, o portfólio de ações teve uma queda de 1,18% e não conseguiu superar o Ibovespa (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

A MyCap manteve as ações recomendadas na sua carteira de investimentos nesta semana.

A Cemig (CMIG4) foi o destaque positivo da seleção nos últimos dias, com alta de 1,79%, enquanto os papéis da JBS (JBSS3) tiveram a maior queda, um recuo de 4,88%.

Leia mais.

Day Trade: Banco do Brasil (BBAS3), Cyrela (CYRE3) e mais 7 ações para comprar hoje e buscar até 3,64%
day trade ibovespa ações mercados
(Imagem: Diana Cheng/Money Times)

A Ágora, o BTG Pactual e o PagBank divulgaram as suas recomendações de investimento para esta segunda-feira (5). As ações sugeridas são de analistas gráficos, que usam uma metodologia que busca antecipar as tendências de curtíssimo prazo.

As ações indicadas

Ágora
Empresa Ticker Entrada (R$) 1º alvo (R$) Potencial de ganho 2º alvo (R$) Potencial de ganho Stop (R$)
Banco do Brasil BBAS3 36,12 36,65 1,47%  –  – 35,87
Minerva Foods BEEF3 12,05 12,22 1,41%  –  – 11,96
Positivo POSI3 9,06 9,19 1,43%  –  – 8,99

 

Leia mais.

Dólar sobe ante real com mercado à espera de PEC da Transição e encontro do Copom
Dólar
Por volta de 10h30 (de Brasília), o dólar à vista subia 0,36%, a 5,2335 reais na venda (Imagem: Pixabay/Hans )

O dólar tinha alta frente ao real nesta segunda-feira, conforme investidores se preparavam para uma semana desafiadora, que trará possível votação da PEC da Transição no Senado e o encontro de política monetária do Banco Central, enquanto o mercado segue à espera da definição da equipe ministerial do governo eleito.

No exterior, a manutenção de temores sobre a trajetória de aperto monetário do banco central dos Estados Unidos colaborava para o desconforto de investidores.

Leia mais.

Ações da China têm forte alta e iuan ultrapassa 7 por dólar após alívio com Covid
O clima otimista também levou o iuan chinês, a superar 7 por dólar nos mercados onshore e offshore (Imagem: REUTERS/Kim Kyung-Hoon)

As ações da China saltaram e o iuan superou o valor de 7 por dólar nesta segunda-feira, ambos atingindo seus níveis mais fortes desde setembro, com os investidores saudando a flexibilização na China das restrições para o combate doméstico à Covid-19.

O clima otimista também levou o iuan chinês, a superar 7 por dólar nos mercados onshore e offshore, com o iuan onshore terminando a sessão doméstica em 6,9561 por dólar, nível mais alto desde 13 de setembro.

Leia mais.

China flexibiliza regras para testes em guinada da Covid Zero
Proteção contra Covid em Pequim
As medidas “continuarão a ser otimizadas e ajustadas” de acordo com a política nacional e a situação local, segundo a nota (Imagem: REUTERS/Thomas Peter)

Autoridades flexibilizaram as normas para testes de Covid nas principais cidades da China no fim de semana. O governo de Pequim parece planejar uma transição gradual de sua rigorosa política de Covid Zero em meio a casos elevados e protestos da população.

O centro financeiro de Xangai, que passou por um lockdown exaustivo de dois meses no início do ano, suspendeu a partir desta segunda-feira a exigência de testes de PCR para entrar em locais públicos ao ar livre, como parques, ou usar transporte público, disseram autoridades da cidade em comunicado.

Leia mais.

Dólar amplia altas e Ibovespa futuro perde forças nesta segunda (5); veja o que move o dia
B3 Ibovespa 56
Ibovespa futuro cai e dólar sobe nesta segunda (Imagem: Facebook/B3)

O Ibovespa futuro abriu esta segunda-feira (5) — dia de jogo da Seleção brasileira na Copa do Mundo 2022 — entre perdas e ganhos. O índice subia 0,17%, mas virou para queda de 0,08%, cotado aos 112.160 pontos.

Na véspera, o índice futuro fechou o dia no verde, com valorização de 0,60%, aos 112.250 pontos. 

Leia mais.

Vendas no varejo da Zona do Euro foram mais fracas do que o esperado em outubro
As vendas de produtos não alimentares foram as que mais diminuíram em termos mensais (Imagem: REUTERS/May James)

As vendas no varejo da zona do euro foram ligeiramente mais fracas do que o esperado em outubro, mostraram dados nesta segunda-feira, caindo mais do que o previsto em um sinal de enfraquecimento da demanda do consumidor que pode anunciar o início da esperada recessão técnica.

O escritório de estatísticas da União Européia disse que as vendas no varejo nos 19 países que usam o euro caíram 1,8% na comparação mensal, com um declínio de 2,7% na comparação anual.

Leia mais.

Zona do Euro deve entrar em leve recessão, indica PMI
Indústria Serviços
Um PMI que cobre o setor de serviços do bloco caiu de 48,6 para 48,5, a leitura mais baixa desde o início de 2021 e abaixo da estimativa preliminar de 48,6 (Imagem: Pixabay/526663)

A atividade empresarial da zona do euro caiu pelo quinto mês em novembro, sugerindo que a economia está entrando em uma leve recessão à medida que os consumidores cortam gastos em meio à alta da inflação, mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) composto final da S&P Global para a zona do euro, visto como um bom guia para a saúde econômica, subiu para 47,8 em novembro, de 47,3 em outubro, que foi o menor valor em 23 meses em outubro e mesmo número apontado em estimativa preliminar para o mês passado.

Leia mais.

As ações para superar o Ibovespa na semana em meio à PEC, Copom e Copa, segundo BB
ações recomendadas, Ibovespa
Na última semana, a carteira de ações teve uma alta de 2,66% e ficou em linha com o Ibovespa (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O BB Investimentos trocou 80% da sua carteira de ações recomendadas para superar o Ibovespa na semana.

O Bradespar (BRAP4) foi o único papel mantido do portfólio anterior.

Leia mais.

Ações Europeias caem com foco nas restrições da Covid na China
Índice acionário alemão DAX exibido na bolsa de valores em Frankfurt
A maioria dos setores STOXX 600 estava no vermelho, com tecnologia e produtos básicos de consumo com as maiores quedas (Imagem: REUTERS/Timm Reichert)

As ações europeias caíam nesta segunda-feira após dados mostrando um declínio na atividade empresarial da zona do euro alimentarem temores de recessão na região e com os investidores avaliando a incerteza sobre o afrouxamento das rígidas restrições da Covid-19 na China.

O STOXX 600 em toda a região caía 0,2%.

Leia mais.

Dança das referências de preços do boi mostra que o ritmo ainda não contagiou todo o ‘baile’
Boi Gado Agropecuária Agronegócio
Tendência do boi ainda é incerta entre estabilidade e leves ganhos

Os negócios com o boi comum já estão rodando há certo tempo nesta segunda (5), mas não custa ver com fecharam os registros de preços mais destacados do mercado na sexta, em São Paulo, para se ter uma ideia de quão incerta está a semana.

Ainda que as metodologias sejam diferentes, variando, portanto, de intensidade, dança dos índices mostra que o contágio não é geral. Pelo menos nenhuma foi para trás.

Leia mais.

Dividendos da Raízen (RAIZ4) e o possível movimento da Eletrobras (ELET3)
Raízen
Raízen vai pagar R$ 900 milhões em dividendos (Imagem: Raízen/Divulgação)

Quem cogita receber dividendos da Raízen (RAIZ4), mas ainda não é acionista da companhia, tem até quarta-feira (7) para comprar os papéis. Segundo a empresa, essa é a data de referência para os R$ 900 milhões em proventos que serão pagos em 31 de março de 2023.

Eletrobras

O BNDES cogita vender R$ 7 bilhões em ações da Eletrobras (ELET3) – maior parte da posição remanescente na companhia -, segundo o Valor Econômico. O caminho preferencial é um block trade, e não um follow-on, afirmaram fontes.

Leia mais.

Mercado eleva projeção da Selic de 2023 às vésperas do Copom; confira o Focus de hoje
Imagem conceitual mostra mãos protegendo pilhas de moedas; juros, IPCA, Selic, dinheiro
Para 2023, a projeção do IPCA subiu de 5,02% para 5,08%; a Selic para o ano que vem avançou para 11,75%. (Imagem: Envato Elements)

Os economistas ouvidos pelo Banco Central revisaram a previsão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ao final deste ano, passando de 5,91% para 5,92%. Essa é a sexta alta consecutiva, após meses de reduções nas projeções. Há um mês, a expectativa era de +5,63%.

Para 2023, a projeção subiu de 5,02% para 5,08%, de 4,94% há um mês. Para 2024, a projeção continua em 3,50%, enquanto para 2025 a estimativa manteve-se em 3% pela 73ª semana.

Leia mais.

Pacheco coloca PEC da Transição na pauta de quarta-feira no plenário do Senado
PEC da Transição
A PEC original protocolada no Congresso cria uma exceção de até 198 bilhões de reais para gastos fora do teto em 2023 (Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes)

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), colocou a PEC da Transição na pauta da próxima quarta-feira do plenário da Casa, apesar de a proposta ainda tramitar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, informou a presidência da Casa na noite de domingo.

A PEC da Transição busca criar uma exceção à regra do teto de gastos para garantir o pagamento dos benefícios do programa social Bolsa Família e de outras promessas de campanha do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, como o reajuste acima da inflação do salário mínimo.

Leia mais.

Copa do Mundo: Zebra no jogo do Brasil rende mais de R$ 1,3 mil; veja as melhores apostas para hoje
Seleção brasileira Richarlison
Brasil tem 80% de chance de vencer a Coreia (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

A Seleção brasileira entra em campo nesta segunda-feira (5), às 16h, contra a Coreia do Sul para as oitavas de final da Copa do Mundo 2022. Antes, às 12h, Japão e Croácia se enfrentam em busca por uma vaga nas quartas do campeonato.

Segundo as casas de apostas, a probabilidade do Brasil bater a seleção coreana é de 80%. Já o cenário contrário tem 9,1% de chance de acontecer.

Leia mais.

Boletim Focus/BC: Confira as projeções desta segunda-feira:

▪️IPCA/22: de 5,91% para 5,92%
▪️IPCA/23: de 5,02% para 5,08%

▪️PIB/22: de 2,81% para 3,05%
▪️PIB/23: de 0,70% para 0,75%

▪️Selic/22: permanece em 13,75%
▪️Selic/23: de 11,25% para 11,75%

▪️Câmbio/22: de R$ 5,27 para R$ 5,25
▪️Câmbio/23: permanece em R$ 5,25

Itaú (ITUB4) e Ambipar (AMPB3) são as novas ações do PagBank para superar o Ibovespa na semana
ações recomendadas investir
Na última semana, a carteira de ações teve uma alta de 4,8% e conseguiu superar o Ibovespa (Imagem: Pixabay/sergeitokmakov)

O PagBank realizou duas trocas na sua carteira de ações recomendadas para esta semana.

Os papéis do Itaú (ITUB4) e da Ambipar (AMPB3) são os novos membros do portfólio, enquanto as ações da Marcopolo (POMO4) e da Transmissão Paulista (TRPL4) saíram da seleção.

Leia mais.

Novela da PEC continua em meio à Copa e Copom: Veja o que movimenta a segunda-feira
Tesouro Direto Banco Central Selic Juros
O presidente do Banco Central, já sinalizou mais de uma vez que a autoridade monetária está preocupada com o risco focal do novo governo. (Imagem: Shutterstock)

O mercado se preparando para a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do ano, que começa amanhã. As expectativas não são sobre alta nos juros, mas sim sobre o tom do comunicado do Banco Central.

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, já sinalizou mais de uma vez que a autoridade monetária está preocupada com o risco fiscal do novo governo.

Leia mais.

Commodities rodam para cima, com soja pouco mais ‘fundamentada’; trigo e milho por correções
Soja, Trigo e Milho
Soja, trigo e milho operam tecnicamente, só com a primeira mais fundamentada (Imagem: Pixabay)

Nos balcões do dólar cotado internacionalmente (DXY) e dos índices futuros de ações em Nova York o sentimento de risco vai crescendo – sobem e descem, respectivamente -, à espera dos dados da atividade produtiva dos Estados Unidos, e a commodities agrícolas resistem positivamente por ora.

Sinais mais animadores vindos da China, com localidades regulando mais frouxamente a política de covid zero, não estão impactando os derivativos até aqui, sobretudo a soja, mais dependente deste mercado.

Leia mais.

Oi (OIBR3) recebe injeção de capital e vira destaque nos jornais nesta segunda-feira (5)
Oi (OIBR3)
Leia as principais notícias dos jornais e já comece o dia bem informado. Oi (OIBR3) recebe injeção de capital. (Imagem: FreePik)

Veja as principais manchetes dos jornais nesta sexta-feira (2), com destaque para a injeção de capital recebida pela Oi (OIBR3):

Política

Lula Bitcoin criptomoedas
Lula só deve anunciar os nomes de seu ministério após a diplomação presidencial no dia 12 de dezembro. (Imagem: Divulgação/PT)

Lula confirma Haddad como ministro da Fazenda a interlocutores, diz Jornal – O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria confirmado a seus interlocutores que Fernando Haddad (PT) será o ministro da Fazenda do próximo governo, reportou o jornal Valor Econômico. A confirmação teria sido feita em reuniões políticas e no jantar de quinta-feira (1) na casa da senadora Kátia Abreu (PP-TO), em Brasília – Money Times

Leia mais.

Preço do minério de ferro sobe com alívio de restrições por Covid na China
Minério de ferro
O minério de ferro mais negociado na bolsa de Dalian encerrou a negociação diurna com alta de 2,4%, a 795,5 iuanes (114,41 dólares) a tonelada (Imagem: REUTERS/Melanie Burton)

Os contratos futuros de minério de ferro avançaram nesta segunda-feira, à medida que aumentaram as esperanças de uma maior demanda depois que mais cidades do principal polo siderúrgico da China diminuíram as restrições rígidas contra a Covid-19 no fim de semana.

O minério de ferro mais negociado na bolsa de Dalian encerrou a negociação diurna com alta de 2,4%, a 795,5 iuanes (114,41 dólares) a tonelada, depois de subir 4,1% no início do pregão, atingindo seu nível mais alto desde 16 de junho.

Leia mais.

Ibovespa tenta repetir placar de sexta-feira e mandar boas vibrações para o Brasil na Copa do Mundo
Ibovespa tenta repetir hoje o desempenho da última sexta-feira, quando marcou pontos, ao contrário do Brasil na Copa do Mundo (Imagem: Dreamstime/ Montagem: Julia Shikota)

O Ibovespa tenta repetir hoje o desempenho observado na última sexta-feira (2), quando marcou pontos, ao contrário do Brasil na Copa do Mundo. E a segunda-feira é novamente marcada por dia de jogo da seleção brasileira no Catar. Mas, desta vez, quem perder está fora da disputa. 

Por ora, os favoritos venceram nas oitavas-de-final, com Argentina, Holanda, França e Inglaterra avançando no mata-mata. A torcida é para que o time de Tite não seja vítima da “zebra asiática” que marcou a primeira fase da Copa. E, se for para ter algum azarão, que seja o Marrocos amanhã contra a Espanha. 

Leia mais.

China abre caminho para mercados globais subirem nesta segunda-feira (5)
Bandeiras Hong Kong China
Ações listadas em Hong Kong fecham em alta de mais de 4%, dando o tom para os mercados globais nesta segunda-feira. (Imagem: Reuters/Tyrone Siu)

Os mercados globais encontram caminho livre para buscarem apetite a risco nesta segunda-feira (5), caso acompanhem o rali de alta visto nas bolsas de valores na Ásia, na esteira de afrouxamento da China em relação à sua política de Covid zero.

Mais cidades chinesas, incluindo Urumqi, no extremo oeste do país, anunciaram uma flexibilização das medidas de restrição ao coronavírus neste domingo, enquanto a China tenta tornar sua política de Covid zero mais direcionada e menos onerosa após uma onda de protestos sem precedentes contra as restrições no último fim de semana.

Leia mais.

ADRs da Petrobras avançam 2,46% no pré-mercado em NY; da Vale oscila em baixa de 0,06%
Ibovespa em dólar (EWZ) sobe 0,26% no pré-mercado em NY
Minério de ferro (contrato de maio/23) fecha em alta de 2,41% em Dalian (China), a 785 yuans a tonelada métrica
Petróleo WTI sobe 1,55%, a US$ 81,22 o barril; Brent avança 1,54%, a US$ 86,91
Índice DXY tem baixa de 0,10%, aos 104.44 pontos; euro sobe 0,09%, a US$ 1,0552
Bolsas da Ásia fecham em alta: Hong Kong lidera ganhos com +4,51%; Xangai sobe 1,76%
Índice pan-europeu Stoxx 600 cai 0,17%, aos 442.55 pontos; Londres oscila em alta de 0,05%
NY/Futuros: Dow Jones -0,35%; S&P -0,40% e Nasdaq -0,31%
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
equipe@moneytimes.com.br
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar