Temporada de resultados aumenta tensão do mercado nesta quarta (30); Santander (SANB11) cumpre expectativas e ações sobem
A temporada de balanços segue a todo vapor, com a divulgação dos resultados das empresas no primeiro trimestre de 2025 (1T25). Entre os destaques do dia, o Santander (SANB11) teve alta de 27,8% no lucro líquido, em comparação com o ano anterior.
No Giro do Mercado desta quarta-feira (30), a jornalista Paula Comassetto convidou Renan Dantas, editor assistente do Money Times, para comentar os números. Dantas destacou que a ação chegou a oscilar na abertura, antes de iniciar a trajetória de alta.
“Para os analistas, houve um princípio de preocupação em relação à inadimplência, que piorou em relação ao quarto trimestre de 2024 (4T24)”, afirmou Dantas, ressaltando o cenário macroeconômico mais complicado devido às taxas de juros nas alturas.
- VEJA TAMBÉM: Quais são os destaques da Agrishow? A maior feira do Agronegócio do país começou! Acompanhe a cobertura completa do Agrotimes
No entanto, o banco conseguiu superar o consenso da Bloomberg, que aguardava lucro de R$ 3,6 bilhões. Na conferência de apresentação dos números, o CEO da instituição afirmou que a desaceleração da economia está sob controle.
“Por enquanto, não houve alteração nas recomendações das casas de análises. Alguns bancos continuam recomendando compra, como o JP Morgan, que vê a ação descontada e com um bom ponto de entrada”, disse Dantas.
Dados econômicos dos EUA afetam mercados
Além dos resultados, o mercado se movimenta com a divulgação de dados macroeconômicos nos Estados Unidos. O índice de preços (PCE) dos Estados Unidos (EUA) caiu para menos de 0,1% em março, mantendo a inflação estável no país.
Outro dado divulgado foi o do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA, que retraiu a uma taxa anualizada de 0,3% no 1T25. O número refletiu, principalmente, o aumento das importações, que são uma subtração no cálculo do PIB, e a redução dos gastos do governo, segundo o Bureau of Economic Analysis (BEA).
O presidente Donald Trump pediu paciência aos norte-americanos diante da contração econômica do país, argumentando que suas tarifas levarão a um “boom” da maior economia do mundo.
O programa ainda discutiu as expectativas para os próximos resultados e o desempenho dos mercados internacionais. Para acompanhar o Giro do Mercado na íntegra, acesse o canal do Money Times no YouTube.
- E MAIS: Ação brasileira da qual ‘os gringos gostam’ tem potencial para subir mais de 20% em breve; saiba o porquê