Temporal que atingiu Porto Feliz e adiou o lançamento do Toyota Yaris Cross foi causado por uma microexplosão; entenda o fenômeno

Na última segunda-feira (22), um forte temporal atingiu várias regiões do estado de São Paulo, provocando queda de árvores, destelhamentos e enchentes. Entre as cidades mais afetadas, Porto Feliz se destacou por sofrer com uma microexplosão. A fábrica de motores da Toyota, localizada no município, foi impactada pelo fenômeno. Isso forçou a montadora a adiar o lançamento do Yaris Cross.
De acordo com a Defesa Civil, rajadas de vento chegaram a 95 km/h, com força suficiente para arrancar estruturas metálicas e arremessar partes do telhado da fábrica a vários quilômetros de distância.
O que é a microexplosão que atingiu Porto Feliz?
A microexplosão é uma forte corrente de ar que se origina no interior de nuvens do tipo cumulonimbus e se projeta rapidamente em direção ao solo.
Ao atingir o chão, o vento se espalha em várias direções, provocando um impacto semelhante ao de uma explosão, o que justifica o nome do fenômeno.
VEJA TAMBÉM: Ações para comprar ou vender após decisões de juros no Brasil e nos EUA; confira o novo episódio do Money Picks no Youtube
Diferente do tornado, que se forma a partir de correntes ascendentes em rotação visíveis na forma do clássico funil que toca o solo, a microexplosão é um fluxo descendente, causando danos localizados.
🔴 TEMPO | Violento vendaval destrói fábrica da Toyota no interior de São Paulo. Saiba mais: https://t.co/LqFKvYWVvt. pic.twitter.com/A8D4VLX2ws
— MetSul.com (@metsul) September 22, 2025
O adiamento do Toyota Yaris Cross
Inicialmente previsto para entrar no mercado em meados deste ano, o lançamento do Yaris Cross já havia sido postergado para outubro. Contudo, os estragos causados pela tempestade na fábrica de motores resultaram na suspensão das atividades no local e na indefinição de uma nova data para a estreia do modelo.
A Defesa Civil isolou a área para uma vistoria completa após o temporal. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o galpão destelhado, com destruição interna e alagamentos.
Além da unidade em Porto Feliz, que é a principal produtora de motores da marca na América Latina, a fábrica da Toyota em Sorocaba também foi afetada.
Conheça o Toyota Yaris Cross
O Toyota Yaris Cross chega para disputar o segmento de SUVs compactos, atualmente dominado pelo Volkswagen T-Cross, com concorrentes como Chevrolet Tracker e Hyundai Creta. O modelo japonês mede 4,31 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,65 metro de altura e possui distância entre eixos de 2,62 metros. Um dos seus destaques é o porta-malas de 471 litros, um dos maiores na categoria.
Substituto direto do Yaris e do Yaris Sedan no Brasil, o Yaris Cross será similar ao modelo vendido na Tailândia, mantendo uma lista extensa de equipamentos de série. Entre os itens de segurança estão seis airbags, controle de tração e estabilidade, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD. O pacote Toyota Safety Sense, presente em todas as versões híbridas, inclui controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, alerta de mudança de faixa e faróis altos automáticos.
O SUV terá duas opções de motor: um 1.5 aspirado, com 110 cv e torque de 14,9 kgfm, acoplado ao câmbio CVT; e um 1.5 híbrido flex, que combina motor a gasolina de 92 cv e 12,4 kgfm com motor elétrico de 81 cv e 14,4 kgfm, totalizando potência superior a 113 cv no Brasil.
O modelo também virá com sistema multimídia de 10 polegadas com conexão wireless, proporcionando mais conectividade e modernidade.
A expectativa dos concessionários é que o Yaris Cross seja vendido por preços entre R$ 130 mil e R$ 160 mil, ampliando a presença da Toyota no mercado competitivo de SUVs compactos, que inclui rivais como Volkswagen T-Cross, Nissan Kicks, Honda HR-V e Hyundai Creta.