AgroTimes

Tereos espera resultados mais fracos por queda nos preços do açúcar

14 out 2024, 12:06 - atualizado em 14 out 2024, 12:06
tereos açúcar
O alerta da Tereos está alinhado ao da maior produtora de açúcar da Europa, a Suedzucker, que registrou uma queda de 63% no lucro operacional (Imagem: REUTERS/Pascal Rossignol)

A queda maior do que a esperada nos preços do açúcar na Europa nos últimos meses, devido à grande oferta, pesará sobre os resultados da produtora francesa Tereos no segundo semestre e fará com que a empresa aumente as exportações, disse à Reuters o presidente-executivo da Tereos, Olivier Leducq.

O mercado da UE sofreu com as grandes importações de açúcar ucraniano mais barato nos últimos dois anos. O órgão executivo da UE colocou um freio nos embarques de açúcar ucraniano, mas as importações permaneceram cerca de 10 vezes mais altas do que eram antes da invasão do país pela Rússia.

Enquanto isso, a expectativa é de que a produção de açúcar da UE aumente 6% este ano, já que os agricultores, incentivados pelos altos preços, aumentaram o plantio de beterraba.

A Tereos, no entanto, espera que sua produção de beterraba permaneça estável depois que as colheitas sofreram com o plantio tardio e a falta de sol.

A Tereos espera que a produtividade da beterraba açucareira este ano seja de cerca de 79 toneladas por hectare, abaixo das 80,1 toneladas do ano passado, disse o presidente da Tereos, Gerard Clay, à Reuters em uma entrevista.

Pressionados pela grande safra de beterraba da UE e pelo influxo de açúcar ucraniano, os preços europeus do açúcar caíram dos patamares recordes nos últimos meses, com os preços spot sendo negociados a cerca de 500 euros a tonelada, abaixo dos 950 euros a tonelada em setembro de 2023.

“Estamos entrando em um período muito mais complicado, não podemos ter preços de mercado que caem pela metade, que caem 40% ou 50% e manter o mesmo nível de resultados”, disse Leducq.

Aumento das exportações da Tereos

O ambiente de preços já se deteriorou desde o segundo trimestre no mercado de açúcar e amido, mas o desempenho foi melhor no Brasil, onde o grupo tem grandes atividades de açúcar e etanol, ajudado por boas vendas e bons níveis de preços, disse ele.

A Tereos, que produz açúcar, amidos e etanol, registrou um lucro anual recorde no ano de 2023/24, encerrado em 31 de março, devido aos altos preços do açúcar e à melhora das margens.

O alerta da Tereos está alinhado ao da maior produtora de açúcar da Europa, a Suedzucker, que na semana passada registrou uma queda de 63% no lucro operacional trimestral e cortou suas previsões de lucros para o ano inteiro devido aos fracos mercados de açúcar.

O grupo francês pretende dobrar suas exportações de açúcar para fora da UE nesta temporada, para 350.000 toneladas, a fim de lidar com o excedente esperado no bloco — o primeiro desde 2017/18 — disse Leducq, pedindo a outros produtores europeus que sigam o exemplo.

O bloco deve exportar cerca de 2,5 milhões de toneladas de açúcar este ano, em comparação com uma média de 1-1,5 milhão em outros anos, o que deve encontrar facilmente um mercado, já que a demanda global continua a crescer, disse Leducq.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar