Coluna
TradingView

Tesla ainda é um bom investimento? Entenda o impacto da briga entre Musk e Trump

11 jun 2025, 10:36 - atualizado em 11 jun 2025, 10:38
Tesla Elon Musk
Tensão entre Elon Musk e Donald Trump pressiona ações da Tesla e acende alerta no mercado — entenda os impactos para investidores. (Imagem: iStock.com/Robert Way)

Se você não está por dentro, na última sexta-feira (6) aconteceu uma briga nas redes sociais entre o ex-presidente Donald Trump e o bilionário Elon Musk. Em meio a trocas de farpas e ameaças, o mercado reagiu mal: as ações da Tesla chegaram a cair 18% no pior momento do pregão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NASDAQ:TSLA Chart Image by GFauth

A Tesla é uma das principais ações listadas nos Estados Unidos e, com a queda, arrastou os principais índices para baixo. Curiosamente, até o bitcoin (BTCUSD) sofreu impacto. Veja abaixo:

BITSTAMP:BTCUSD Chart Image by GFauth

Claro que isso pode ter sido apenas um ruído. E, quando se trata de investir, é fundamental olhar para os fundamentos — não apenas para manchetes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O objetivo deste texto é tentar responder: a Tesla ainda é um bom investimento? Vamos mergulhar nesse debate.

O que muda com a briga Musk x Trump?

No curto prazo, praticamente nada no operacional da Tesla. Mas há potenciais efeitos indiretos.

Trump já se mostrou contrário a subsídios para veículos elétricos. Caso volte à presidência, isso pode afetar a demanda nos EUA. Se a disputa com Musk se intensificar e o bilionário perder influência política — que ele tentou cultivar em ambos os espectros ideológicos —, a Tesla pode sair prejudicada em negociações institucionais, regulações e acesso a incentivos.

Por outro lado, Musk parece tentar se posicionar como independente, o que pode ser bem-visto por parte do mercado. Prova disso é que, após o episódio, as ações da Tesla interromperam a queda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fundamentos: o que pesa a favor e contra?

Pontos positivos:

  • Tecnologia de ponta: A Tesla ainda lidera em eficiência de powertrain e baterias, com margens superiores à média do setor;
  • Redução de custos: As fábricas — como a Giga Shanghai e Giga Berlin — seguem em processo de otimização;
  • Diversificação: A empresa vai além de carros. Atua com armazenamento de energia (Megapacks), inteligência artificial (Dojo), chips próprios, robôs (Optimus) e robotáxis. Essa “opcionalidade” é valiosa;
  • Execução: Elon Musk tem um histórico de entrega que poucos CEOs possuem.

Pontos negativos:

  • Concorrência chinesa crescente: Marcas como BYD, Xiaomi Auto e Nio vêm ganhando espaço. A Tesla tem cortado preços para manter participação de mercado, o que pressiona as margens;
  • Valuation esticado: Mesmo após as quedas, a ação continua negociando como empresa de tecnologia, embora a maior parte da receita venha da venda de carros — um setor cíclico e intensivo em capital;
  • Dependência da imagem de Musk: Se ele perder tração junto ao público ou investidores, a narrativa pode virar contra a empresa;
  • Margem operacional em queda: De mais de 15% em 2022, caiu para cerca de 10% em 2024.

E o preço da ação?

Parte desses riscos já está precificada. As ações da Tesla acumulam queda de cerca de 40% em relação ao topo histórico — uma correção que pode ser interpretada como uma reprecificação justa.

NASDAQ:TSLA Chart Image by GFauth

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda assim, alguns alertas permanecem:

  • Robotáxis e IA: A entrega do robotáxi foi postergada desde 2024. Muitos dos produtos de robótica e inteligência artificial ainda não passaram do estágio de promessa. Sob essa ótica, a ação pode parecer barata pensando no longo prazo;
  • Risco político: O fator Musk x Trump adiciona um novo grau de volatilidade ao papel.

Por outro lado, o valuation ainda está caro, sem falar que agora temos o fator volatilidade política no preço dessa ação, o que eleva o risco do papel.

Logo, a melhor resposta é que olhar para a Tesla agora é para quem tem estômago, pode enfrentar alguma volatilidade, mas dependendo do seu horizonte de investimento, pode ser uma das grandes tacadas, pois promete muito. Será que entrega?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
trading.view@moneytimes.com.br
Twitter YouTube Site
Twitter YouTube Site
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar