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Tesla entra em conflito com plataforma de e-commerce na China

18 ago 2020, 9:48 - atualizado em 18 ago 2020, 9:48
Tesla TSLA
Eles também podem fazer a transação diretamente no website oficial, onde têm garantia de que pagarão o mesmo preço (Imagem: Reuters/Brendan McDermid)

A Tesla se envolveu em uma disputa com a gigante chinesa de comércio eletrônico Pinduoduo, responsável por uma promoção para os sedãs Model 3 que, segundo a montadora americana, violou suas políticas internas.

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No centro da briga, iniciada no mês passado, está o modelo de venda direta da Tesla. Ao contrário da maioria das montadoras, que vendem por meio de concessionárias franqueadas, a Tesla tem sua própria rede de showrooms, onde os clientes podem conhecer o veículo antes de fazer um pedido online.

Eles também podem fazer a transação diretamente no website oficial, onde têm garantia de que pagarão o mesmo preço.

Nesse caso específico, um cliente em Wuhan viu uma oferta para um Tesla Model 3 na plataforma Pinduoduo, postada pela revendedora de automóveis YiAuto. A empresa localizada na província de Fujian, no sudeste do país, anunciou o sedã por 251.800 yuans (US$ 36.320), ou 7% mais barato que o preço oficial pós-subsídio definido pela Tesla.

A Tesla negou qualquer forma de cooperação com a Pinduoduo ou a YiAuto quando tomou conhecimento da campanha. Ainda assim, a YiAuto foi adiante com a promoção e o cliente em Wuhan pagou pelo carro. O pedido dele foi inserido no website da Tesla, junto com seus dados pessoais.

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Comandada por Elon Musk, hoje dono da quarta maior fortuna pessoal do mundo, a Tesla tratou a transação como uma revenda, o que significa que o cliente de Wuhan não terá os direitos regulares concedidos aos que compram um Tesla dos canais oficiais. Além disso, a Tesla informou na terça-feira que apoiaria o cliente se ele quiser “salvaguardar seus direitos legítimos” junto à empresa responsável pela promoção.

A Pinduoduo se declarou “desapontada com o fato de a Tesla dificultar o acesso de alguns fãs ao carro de seus sonhos”. “Agradecemos a confiança que nossos usuários depositam em nossa plataforma e faremos tudo o que pudermos para proteger seus direitos”, afirmou a companhia. A reportagem não conseguiu contato imediato com representantes da YiAuto.

A Tesla está disposta a “compensar o cliente pela perda de tempo e pelo esforço despendido nisso”, afirmou um representante da montadora em Pequim, acrescentando que o indivíduo poderia refazer seu pedido pelos canais oficiais, se desejar.

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bloomberg@moneytimes.com.br