Tesla (TSLA): O que esperar da empresa após Musk afirmar que segue como CEO

Encerrando especulações sobre sua saída, Elon Musk afirmou nesta terça-feira (20) que seguirá como CEO da Tesla (TSLA) pelos próximos cinco anos. A permanência levanta dúvidas sobre o futuro da empresa, que teve seu pior trimestre de vendas dos últimos três anos.
De acordo com o Yahoo Finance, dados do mês de abril mostram sinais contínuos de fraqueza, mantendo a tendência do primeiro trimestre de 2025 (1T25). A reversão do cenário parece começar a ocorrer em maio, impulsionada pela suspensão das tarifas.
- E MAIS: Vale investir nas ações do Nubank (ROXO34) após o 1º trimestre de 2025? Analistas do BTG dão o veredito em relatório gratuito
A Tesla teve a maior alta entre as ações das chamadas “sete magníficas” nos últimos 30 dias, subindo cerca de 50%. Apesar disso, o desempenho em 2025 ainda é desagradável para os investidores, que viram os papéis caírem mais de 13%.
Somente a Apple (AAPL), mais sensível a tarifas pela produção massiva na China e em outros países asiáticos, teve uma queda maior (-17%) na Nasdaq.
Enquanto Musk tenta se afastar da imagem de operador político influente no governo de Donald Trump, ele assume mais responsabilidade de reparar alguns dos danos causados à Tesla por causa dessas atividades.
“Em termos de esforços políticos, farei muito menos no futuro”, disse Musk em uma entrevista no Fórum Econômico do Catar nesta semana.
Musk e o futuro da Tesla
Mesmo antes de ser acusado de permitir que sua defesa política atrapalhasse suas responsabilidades comerciais, Musk levantava dúvidas em relação às suas outras empresas, que poderiam desviar seu foco na Tesla.
Ser um CEO com múltiplas funções pode ser visto como algo positivo. Mas há muito tempo seus críticos e até mesmo apoiadores argumentam que isso seria uma prova de sua atenção dividida.
Independente das críticas, Musk anunciou que seguirá à frente da empresa. Disse também que a Tesla já “deu a volta por cima”, acrescentando que a demanda mais fraca está na Europa, onde a empresa tem enfrentado protestos por conta de suas opiniões políticas, enquanto a demanda está forte em todos os outros lugares.
A próxima grande aposta no futuro da Tesla reside no projeto de fornecer uma frota autônoma de robotáxis para redefinir o transporte, aparentemente com estreia prevista para junho, em Austin, no Texas.
Ainda segundo o Yahoo Finance, garantir as permissões regulatórias para que computadores transportem pessoas será um desafio, mesmo com a relação próxima de Musk com membros do Departamento de Transportes.
*Com informações da Reuters
- VEJA TAMBÉM: Mantenha-se atualizado com todas as tendências, novidades e desafios do agronegócio em 2025 com o Agro Times