ImóvelTimes

Tesouro Direto chega ao mercado imobiliário com títulos públicos como garantia de crédito

25 nov 2024, 14:36 - atualizado em 25 nov 2024, 14:36
td garantia - tesouro nacional - b3
O Tesouro Nacional em parceria com a B3 e o Banco Central lançara oficialmente, nesta segunda-feira (25) o TD Garantia. (Imagem: Juliana Caveiro/ Money Times)

O Tesouro Nacional, em parceria com a B3 e o Banco Central, lançou oficialmente, nesta segunda-feira (25), o TD Garantia, produto que irá funcionar como uma garantia para operações de crédito.

O TD Garantia vem, segundo o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, para democratizar e baratear o acesso ao crédito no Brasil. Por meio deste produto, será possível utilizar títulos do Tesouro Direto como garantia em operações financeiras.

“Não estamos só dando acesso ao crédito, estamos ajudando diversos brasileiros. Vemos o crédito como uma alavanca no Brasil. O que estamos entregando hoje é a apenas a ponta do iceberg”, disse Ceron durante o evento de lançamento do produto.

O produto terá um registro por meio de gravame — um tipo de registro de ônus sobre o ativo — que poderá ser de três tipos:

  • Alienação fiduciária: utilizado principalmente em operações de financiamento e empréstimos, em que o garantidor transfere a propriedade de um bem ao garantido como garantia da dívida;
  • Penhor: tipo de gravame que ocorre quando um bem é dado como garantia de uma dívida;
  • Usufruto: concede ao garantido o direito de uso e fruição de um bem pertencente a outra pessoa, mantendo-se a propriedade com o proprietário.

A primeira aplicação que já está em andamento é uma parceria do TD com a Loft e a Warren Investimentos, que recebeu outro nome: Garante Investe.

A empresa, que tem como principal missão desburocratizar a compra e venda de imóveis, irá trazer para a sua rede credenciada de imobiliárias o produto distribuído pelo Tesouro como um “caução 2.0”. Ou seja, o inquilino pode utilizar títulos públicos como garantia, ao invés de utilizar a poupança ou até um financiador.

O CEO da Loft, Mate Pencz, ainda destacou em sua fala que pretende acelerar ainda mais o processo de aceitação da operação dentro do aplicativo e para isso vai contar com a ajuda da Warren. O executivo disse que a agilidade para serviços como esse não devem ser menor do que para jogar nas “bets”.

Com esse novo produto, o Tesouro tem uma expectativa de dobrar os mais de 2 milhões de CPFs que já investem na bolsa.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
juliana.caveiro@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar