Tesouro faz maior leilão de NTN-Bs do ano e vende quatro milhões de títulos

O Tesouro Nacional realizou na terça-feira (20) o maior leilão de NTN-Bs (atrelados à inflação) do ano, acelerando a oferta desses papéis.
Foram ofertados 4 milhões de títulos, com aceitação total pelo mercado, em mais um sinal de que a demanda pela dívida pública brasileira segue elevada.
- E MAIS: LEIA TAMBÉM: Vale investir nas ações do Nubank (ROXO34) após o 1º trimestre de 2025? Analistas do BTG dão o veredito em relatório gratuito
A operação aconteceu em meio à perspectiva de fim do ciclo de aperto monetário no país, maior interesse de investidores estrangeiros e melhora na liquidez de participantes locais.
Segundo a XP Investimentos, após a divulgação do edital, houve abertura na curva, mas as taxas de todos os títulos ofertados recuaram, acompanhando a tendência de queda dos juros reais nas últimas semanas.
Leilões do Tesouro
Os leilões de títulos públicos são a principal fonte de emissão da dívida pública brasileira. De acordo com a XP, mais de 90% do endividamento atual do país tem origem nessas operações.
Por sua relevância, os resultados dos leilões costumam influenciar as expectativas do mercado sobre a trajetória dos juros futuros.
Como as taxas dos títulos públicos servem de referência para precificação de outros ativos, o desempenho desses leilões impacta o mercado de renda fixa como um todo.