Finanças Pessoais

Teve o celular ou cartão roubados? Veja o que fazer e quais são seus direitos

13 fev 2024, 11:21 - atualizado em 13 fev 2024, 11:21
carnaval celular cartão roubo
Roubos de celular e cartão de crédito são comuns durante as festas de Carnaval. (Imagem: Getty Images/Canva Pro)

Embora o Carnaval seja um momento de festa, é inevitável que furtos aconteçam durante os momentos de folia. Só nesses últimos dias, já foram registrados aumentos de roubos de celulares e cartões de crédito.

Em São Paulo, por exemplo, um homem foi detido com mais de 70 cartões furtados. Já em Belo Horizonte, dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apontam para uma alta média de 150% em roubos de celulares durante o Carnaval.

Veja o que fazer se você teve o celular ou o cartão de crédito roubados

Cartão de crédito

Assim que sentir falta do cartão, entre em contato com o banco para pedir o bloqueio e cancelamento do mesmo — não se esqueça de pedir ao atendente um comprovante da solicitação de bloqueio, dessa forma fica mais fácil questionar eventuais compras feitas com o cartão.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) tem uma lista com os números de atendimento das instituições financeiras aqui.

Caso ele seja de aproximação, peça também para que a função seja desativada ou faça isso pelo aplicativo do banco. As compras feitas após o roubo do cartão devem ter o valor estornado.

Depois disso, faça um boletim de ocorrência. A polícia já permite fazer o BO de forma online, em casos de furtos. Encaminhe cópias do boletim para o banco e também para o SPC e a Serasa.

Celular

Ao ter o celular roubado, entre na sua conta do Google ou Apple para bloquear o aparelho. Caso você tenha o aplicativo Celular Seguro, lançado pelo governo no final do ano passado, também pode solicitar o bloqueio por lá.

Feito isso, entre em contato com o seu banco para informar o roubo. Dessa forma, a instituição pode monitorar movimentações suspeitas na sua conta e estornar o valor de compras feitas após o roubo. Por fim, faça um boletim de ocorrência.

Editora-chefe
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.