Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

The Money Office: Afinal, as eleições impactam a Bolsa? Esta tabela vai fazer você rever sua opinião

Gustavo Kahil
03/02/2022 - 15:29
Eleiçoes
A ressalta que fica, no entanto, recai sobre quem investir apenas antes do ciclo, quando aí as perdas podem ser consideráveis. (Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Afinal, as eleições presidenciais afetam a Bolsa brasileira? Talvez a resposta mais tradicional seja que sim. Com tantas estatais de peso, além de várias empresas com participação de fundos de pensão, seria complicado pensar diferente.

Mas um levantamento feito pelo JP Morgan nas últimas cinco eleições, obtido pelo Money Times, conta outra história.

“A principal descoberta é que o ciclo eleitoral não impacta materialmente o desempenho do Brasil em relação aos mercados emergentes durante toda a duração do ciclo (6 meses antes, durante e 6 meses após a disputa)”, aponta o time de analistas liderados por Emy Shayo Cherman.

O JP usou o desempenho relativo do índice MSCI de mercados emergentes para capturar os fatores globais que afetam a maioria deles da mesma forma e separá-los daqueles que são idiossincráticos para o Brasil.

A ressalta que fica, no entanto, recai para quem investir apenas antes do ciclo, quando aí as perdas podem ser consideráveis.

Comportamento das variáveis de Desempenho, Avaliação e Macro durante os ciclos eleitorais (6 meses antes, durante e 6 meses após as eleições)

Última atualização por Gustavo Kahil - 03/02/2022 - 15:29

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender
As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto