Guerra do e-commerce: TikTok Shop vê receita média diária no Brasil saltar 26 vezes em quatro meses
Há apenas cinco meses, o TikTok Shop desembarcou no Brasil para reivindicar seu espaço na chamada “guerra do e-commerce“. E a estratégia vem mostrando resultado: em um comparativo de maio, mês em que a plataforma foi lançada no país, e setembro, a receita diária média, ou GMV (volume bruto de mercadorias), já cresceu 26 vezes.
O dado foi aberto por Gustavo Mondo, líder da categoria casa e estilo de vida da plataforma, em encontro com jornalistas realizado nesta terça-feira (4). O GMV é uma das métricas de desempenho de destaque no e-commerce, que indica o volume financeiro bruto movimentado pela companhia.
A ferramenta de compras no Tik Tok já funcionava nos Estados Unidos e chegou ao Brasil com o apelo de combinar a jornada de compra dos consumidores com o entretenimento oferecido pela plataforma. Conforme falas de executivos no evento, Moda, Beleza, Decoração e Itens para Casa são algumas das principais categorias até o momento.
- LEIA TAMBÉM: O Money Times liberou, como cortesia, as principais recomendações de investimento feitas por corretoras e bancos — veja como acessar
A “arma secreta” da plataforma asiática, que performa entre as mais utilizadas por brasileiros, é o chamado “discovery e-commerce“. Ele une a experiência de descobertas de informações, produtos, avaliações e indicações já presente em conteúdos do TikTok com o direcionamento para o produto que está sendo mostrado, viabilizando que o mero consumo de um conteúdo se converta na realização de uma compra.
Até o momento, o braço de e-commerce dentro da plataforma conta com cinco transportadoras homologadas para logística. Conforme crescimento das categorias e marcas, Mondo afirma que haverá a adição de novas forças neste sentido.
Qual é o diferencial do TikTok Shop?
Batendo de frente com o Mercado Livre, visto por analistas do mercado como o nome mais estruturado no setor, além de fortes como a também chinesa Shopee e norte-americana Amazon, o TikTok Shop entrou há apenas cinco meses no Brasil com quatro formas de promover o marketplace dentro da plataforma.
A primeira forma ocorre pelos vídeos tradicionais do TikTok, que podem ter o produto marcado, bastando um clique para ir para a tela de compra. A segunda é a venda por meio de lives realizada por criadores de conteúdo e marcas oficiais dentro da plataforma. O terceiro meio são os próprios perfis de marcas oficiais e, por fim, a aba específica de Shop dentro do aplicativo.
Neste mês de novembro, a plataforma irá realizar sua primeira Black Friday, reforçando o ambiente competitivo no setor.
Os descontos promovidos pelo próprio TikTok Shop são de 30%, sendo que os vendedores podem incrementar e elevar a oferta.