Empresas

TikTok vai ser banido no Brasil? Saiba como a decisão dos EUA impacta o aplicativo

14 mar 2024, 11:26 - atualizado em 14 mar 2024, 11:26
tiktok banido eua brasil
TikTok tem futuro incerto nos EUA, com possível sanção da lei que proíbe o aplicativo no país (Imagem: Pexels)

Ontem (13), a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos (EUA) aprovou, com 352 votos a favor ante 65 contra, o projeto de Lei de Proteção dos Americanos contra Aplicações Controladas de Adversários Estrangeiros, que visa proibir o TikTok no país. Mas como isso afeta o Brasil?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos EUA, a proposta segue para o Senado e, caso seja aprovada, o presidente Joe Biden sancionará a lei. Seu opositor nas eleições americanas, Donald Trump, se manifestou de forma contrária à proibição, afirmando que o Facebook, considerado “inimigo do povo”, poderia crescer sem seu competidor.

Por que os EUA querem proibir o TikTok?

O país baseia sua decisão em uma fala de proteção à segurança nacional dos EUA contra a “ameaça representada por aplicativos controlados por adversários estrangeiros”.

O TikTok, que é controlado pela empresa chinesa ByteDance, se defende da proibição, negando que haja um uso do governo chinês para espionagem de cidadãos norte-americanos. “Esperamos que eles percebam o impacto na economia, em 7 milhões de pequenas empresas e nos 170 milhões de americanos que usam nosso serviço”, afirmam.

O texto propõe seis meses para que a ByteDance encontre um comprador para o aplicativo, atendendo às exigências americanas de proteção dos dados dos cidadãos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para Matheus Spiess, estrategista da Empiricus, “uma eventual aprovação da lei não apenas intensificaria as tensões sino-americanas, mas também representaria uma medida legislativa sem precedentes no que concerne à restrição de uma plataforma social”.

“Se efetivada, essa legislação também beneficiaria concorrentes como Meta, Google e Snap, ao eliminar um rival influente no mercado de redes sociais”, finaliza.

O que acontecerá com o aplicativo no Brasil?

Patricia Peck, CEO da Peck Advogados e doutora especializada em Inteligência Artificial, afirma que o risco é de uma indisponibilidade momentânea global da plataforma, gerando discussões sobre danos aos negócios e aos criadores que utilizam comercialmente a ferramenta.

“A aplicação da legislação americana no território brasileiro dependeria do preenchimento das regras de Direito Internacional, que exigem que a lei estrangeira não ofenda a soberania nacional, a ordem pública e os bons costumes, requisitos que estão preenchidos no caso”, afirma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
giovanna.pereira@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar