Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Títulos ESG estão na mira de bancos de mercados emergentes, diz HSBC

05/10/2020 - 16:17
“Vimos muito interesse na estrutura, especialmente nos mercados emergentes”, disse Bidgoli (Imagem: Freepik)

Bancos de países em desenvolvimento buscam um novo tipo de título como forma de entrar no crescente mercado de dívida socialmente responsável, de acordo com o HSBC.

Os chamados títulos atrelados à sustentabilidade podem ser adequados para bancos de mercados emergentes porque contornam os desafios encontrados em títulos verdes e sociais, disse Farnam Bidgoli, responsável por títulos sustentáveis do HSBC.

Em particular, os bancos só precisam se concentrar em suas próprias atividades, em vez de examinar se o uso de empréstimos bancários pelos clientes atende aos requisitos de elegibilidade dos títulos tradicionais.

“Vimos muito interesse na estrutura, especialmente nos mercados emergentes”, disse Bidgoli.

Os emissores dos novos tipos de títulos prometem pagar uma multa se não cumprirem as metas ESG, sigla em inglês para padrões ambientais, sociais e de governança, que para os bancos podem incluir a redução do financiamento de combustíveis fósseis, o aumento de empréstimos em regiões desfavorecidas ou maior presença de mulheres em cargos de gestão.

Isso poderia abrir o setor de dívida ética de custo mais baixo para bancos de mercados emergentes, que atualmente respondem por menos de 5% dos títulos globais verdes e sociais de instituições financeiras, exceto a China, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: , , ,

Última atualização por Vitória Fernandes - 05/10/2020 - 16:17