Internacional

Todas as promessas de alta de juros dependem de circunstâncias, diz presidente do BCE

03 fev 2022, 12:02 - atualizado em 03 fev 2022, 12:02
O BCE tem dito que os juros não subirão até depois do fim de seu programa de compra de ativos (Imgem: Olivier Matthys/Pool via REUTERS)

As promessas de política monetária do Banco Central Europeu dependem das circunstâncias, e qualquer decisão sobre se e quando elevar os juros será determinada por dados, afirmou nesta quinta-feira a presidente do BCE, Christine Lagarde.

Questionada em entrevista à imprensa após a decisão de política monetária do banco se sua antiga insistência de que seria “muito improvável” que o BCE elevasse os juros este ano permanece em vigor, ela afirmou que o banco vai avaliar as condições com muito cuidado e que “não há promessas sem condicionalidades”.

“Seremos dependentes de dados”, disse ela. “Faremos esse trabalho em março e acho que isso nos levará à análise sobre quais são os motores por trás da inflação no curto prazo…e quais são as projeções para o médio prazo.”

Reconhecendo a inflação alta, Lagarde disse: “A situação de fato mudou. Nós indicamos risco de alta para a inflação em nossa projeção.”

O BCE tem dito que os juros não subirão até depois do fim de seu programa de compra de ativos, e Lagarde acrescentou que “continuará a observar a sequência com a qual concordamos e (será)…gradual em qualquer determinação que fizermos”.

O BCE apresentou planos para continuar comprando títulos até ao menos outubro elevar os juros “logo” depois do fim do Programa de Compra de Ativos.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.