Money Times Entrevista

Toyota: ‘Carros híbridos são os mais adequados para o Brasil’; novo presidente fala sobre planos no país

11 abr 2024, 19:32 - atualizado em 15 abr 2024, 14:59
toyota carros (3)
Evandro Maggio, novo presidente da Toyota no Brasil, comenta que a montadora vê a tecnologia híbrida como a mais adequada para o país (Foto: Divulgação)

Em fevereiro, a Toyota anunciou pela primeira vez em sua história no Brasil, a escolha de um brasileiro para comandar a empresa no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Evandro Maggio, que está desde 2005 na companhia, assumiu como novo presidente da montadora no Brasil, após Rafael Chang deixar o cargo e assumir a operação da América Latina e Caribe.

No começo de março, a Toyota anunciou investimentos de R$ 11 bilhões no Brasil até 2030, na esteira de uma série de anúncios de aportes por montadores no país. Com isso, o Money Times ouviu Maggio sobre os rumos da companhia.

CEO da Toyota no Brasil comenta planos da montadora

Money Times: O que a empresa espera da sua nomeação, o primeiro brasileiro no comando da Toyota aqui no Brasil?

Evandro Maggio: O Brasil sempre foi um mercado muito importante para nós e foi por isso que decidimos construir aqui há 66 anos a primeira fábrica da Toyota fora do Japão. Ser o primeiro presidente brasileiro da Toyota do Brasil é uma grande honra e uma responsabilidade enorme.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confio plenamente no potencial da nossa equipe e acredito que juntos continuaremos trabalhando pelo desenvolvimento do mercado automotivo brasileiro, buscando inovação em tecnologia e mobilidade, excelência operacional e, sempre, a satisfação de nossos clientes.

E, sendo mais objetivo, a companhia espera que eu dê continuidade ao nosso legado e à nossa missão de produzir felicidade para todas as pessoas (“Happiness for All”) sempre com o comprometimento de desenvolver carros cada vez melhores e mais seguros, e avançar nas soluções de mobilidade.

Money Times: Por que isso aconteceu apenas agora?

Evandro Maggio: A nova estrutura faz parte da estratégia regional da companhia para lidar com o momento atual de transformação acelerada da indústria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Temos planos ambiciosos para ampliar ainda mais nossas operações no país. Nesse momento nosso foco principal é impulsionar a descarbonização por meio de novas tecnologias de eletrificação adaptadas ao contexto local e às necessidades dos clientes.

Além disso, buscamos conquistar novos mercados, indo além dos 22 países para os quais já exportamos, posição essa que nos consolida como a maior empresa exportadora de automóveis do Brasil.

Money Times: Vocês comunicaram em março, o investimento de R$11 bilhões para o Brasil até 2030, assim como a mudança da fábrica de Indaiatuba para Sorocaba. Ao que se deve essa mudança e como esses recursos serão direcionados no país?

Evandro Maggio Conforme anunciado, o plano de investimentos no Brasil contempla R$11 bilhões até 2030. Este investimento será destinado à expansão da capacidade de produção de veículos e motores, incluindo a introdução de novos modelos com tecnologia híbrida flex.O objetivo é consolidar nossa operação industrial e manter nossa posição de destaque no país em eletrificação e exportações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dos R$11 bilhões anunciados, R$ 5 bilhões já estão confirmados até 2026, e incluem a introdução do novo veículo compacto híbrido flex, que terá sua produção iniciada no início de 2025, e de outro modelo híbrido flex desenvolvido especialmente para o Brasil, a serem revelados oportunamente.

O investimento chega em um momento propício, considerando o aumento significativo da demanda pelos produtos da Toyota, no Brasil e no exterior.

Money Times: Esse veículo compacto híbrido flex que vocês planejam lançar, já é um veículo produzido pela empresa ou ele fará sua estreia no Brasil?

Evandro Maggio: A Toyota acredita que há mais de um caminho para a eletrificação, por isso a empresa busca oferecer soluções amplas e diversificadas, considerando a realidade econômica, social e de infraestrutura das regiões em que atua, oferecendo assim a tecnologia que melhor se adequa às necessidades de cada mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No nosso entendimento, a tecnologia híbrida é a que mais se adequa ao Brasil e aos países da América Latina considerando o contexto da região, e por ser muito prática, acessível e sustentável.

Money Times: Entre os carros 0km mais baratos do país, a Toyota não conta com nenhum veículo. Vocês projetam lançar produtos com um melhor custo-benefício?

Evandro Maggio: Nos últimos anos, os veículos foram incorporando novos equipamentos para atender requisitos de segurança e de emissões, como também para atender às necessidades de conectividade. Esses equipamentos aumentaram o custo e consequentemente o preço dos veículos, isso sem contar a inflação que impacta todos os insumos e mão de obra na produção.

Vimos recentemente um estudo mostrando que o preço do fusca atualizado pela inflação seria de aproximadamente R$80 mil, e sem contar com os referidos equipamentos. Dar acessibilidade é importante, mas não podemos eliminar as conquistas do consumidor e da sociedade ao longo dos anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, o mercado indica que o consumidor brasileiro e dos mercados de países vizinhos não deseja um carro pelado, que não se conecta com o celular.

Neste sentido, nosso objetivo é continuar oferecendo produtos com a destacada qualidade, confiabilidade e durabilidade Toyota, para atender as diferentes necessidades de nossos clientes, com quem temos um compromisso profundo e de longo prazo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como repórter no Money Times desde março de 2023. Antes disso, trabalhou por pouco mais de 3 anos no Canal Rural, onde atuou como editor do Rural Notícias, programa de TV diário dedicado à cobertura do agronegócio. Por lá, também participou da produção e reportagem do Projeto Soja Brasil e do Agro em Campo. Em 2024 e 2025, ficou entre os 100 jornalistas + Admirados da Imprensa do Agronegócio.
pasquale.salvo@moneytimes.com.br
Linkedin
Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como repórter no Money Times desde março de 2023. Antes disso, trabalhou por pouco mais de 3 anos no Canal Rural, onde atuou como editor do Rural Notícias, programa de TV diário dedicado à cobertura do agronegócio. Por lá, também participou da produção e reportagem do Projeto Soja Brasil e do Agro em Campo. Em 2024 e 2025, ficou entre os 100 jornalistas + Admirados da Imprensa do Agronegócio.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar