Setor Automotivo

Toyota desbanca Volkswagen como maior vendedora mundial de carros

28 jan 2021, 10:57 - atualizado em 28 jan 2021, 10:57
Toyota
A Toyota colheu essa vitória durante um ano difícil para o setor (Imagem: Reuters/Pierre Albouy)

A Toyota Motor ultrapassou a Volkswagen em 2020 e se tornou a montadora que mais vende no mundo. É a primeira vez em cinco anos que a japonesa conquista a liderança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As vendas do grupo Toyota, incluindo as subsidiárias Daihatsu Motor e Hino Motors, somaram 9,53 milhões de unidades no ano, informou a empresa nesta quinta-feira. As vendas da VW ficaram em 9,31 milhões, segundo dados apresentados no início do mês.

A Toyota colheu essa vitória durante um ano difícil para o setor. Embora a demanda por carros tenha se recuperado marginalmente no final de 2020, o fechamento de fábricas e concessionárias no segundo trimestre derrubou as vendas em 14% em relação a 2019, de acordo com uma estimativa da IHS Markit.

Ao longo de um ano marcado por solavancos, o tamanho das perdas das montadoras foi determinado principalmente pela exposição de cada uma às regiões mais afetadas pelo coronavírus.

A VW tem forte presença na União Europeia, onde as vendas de automóveis de passageiros sofreram queda “sem precedentes” de 24% para menos de 10 milhões de unidades em 2020, de acordo com a Associação Europeia de Fabricantes Automotivas. As vendas da companhia alemã recuaram 15%, seu pior desempenho em quase uma década.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O CEO da VW, Herbert Diess, iniciou uma mudança estratégica ao assumir o cargo em 2018, focada em aumentar a lucratividade em vez de expandir as vendas. Há anos, o retorno sobre as vendas é inferior ao da Toyota e o tombo do mercado causado pela pandemia da Covid-19 expôs os custos relativamente altos da companhia alemã.

Volkswagen
A VW tem forte presença na União Europeia, onde as vendas de automóveis de passageiros sofreram queda “sem precedentes” (Imagem: Reuters/Fabian Bimmer)

Já a Toyota tem presença maior nos EUA, onde as vendas totais de automóveis diminuíram 15% em 2020. As vendas globais da montadora japonesa caíram 11%. Embora os EUA tenham maior número de casos e mortes pela Covid-19, o país não impôs medidas de confinamento como a Europa.

“Naturalmente, o número de unidades vendidas foi menor do que no ano anterior por causa da disseminação do coronavírus”, disse Chisato Yoshifuji, porta-voz da Toyota, na quinta-feira. “Mas como a Toyota e suas parceiras foram capazes de implementar medidas abrangentes para combater a propagação do vírus, conseguimos continuar nossas atividades corporativas e segurar as quedas anuais”, acrescentou ela.

Antes de 2020, a VW superou a Toyota em todos os anos desde 2015. No entanto, os resultados das duas empresas no ano passado podem sinalizar uma tendência de longo prazo, de acordo com analistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A expectativa é que a VW supere temporariamente a Toyota em 2021, mas depois a projeção é que a japonesa lidere em todos os anos até 2025, segundo a IHS Markit. A iniciativa da VW de aumentar a produção de veículos elétricos deve impulsionar um salto nas vendas este ano, mas medidas prolongadas de lockdown e lojas fechadas na Europa continuarão causando impacto adverso, alertou o analista Yoshiaki Kawano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
bloomberg@moneytimes.com.br
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar