Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Trabalho para aposentados: saiba por que vale a pena

05/03/2019 - 12:15
Pesquisa revela que 43% dos idosos são os prinicipais responsáveis pelo sustento da casa – Arquivo/Agência Brasil

Por Gustavo Cerbasi, para o BTG Pactual Digital

Sonhar com a independência financeira não faz mal a ninguém e o meu trabalho é, sobretudo, encorajar uma atitude mais consciente em relação ao dinheiro. A grande questão é a razão que leva uma pessoa a buscar a independência financeira. Um trabalho para aposentados pode parecer loucura para alguém que já não precisa mais de dinheiro. Entretanto, nossas aspirações não devem se restringir ao acúmulo puro e simples.

Poupar e investir com o único objetivo de acumular riqueza para a aposentadoria talvez não seja o melhor caminho. Uma vida plena na terceira idade não passa apenas pelo número de dígitos que se tem na conta bancária, mas também pelo que se faz com a liberdade de escolha proporcionada pela independência financeira. Sou defensor da ideia de que um trabalho para aposentados é benéfico por diferentes aspectos.

Recomendo a iniciativa mesmo para aqueles que já acumularam riqueza suficiente para viver bem até os últimos anos de vida.

Quando o trabalho deixa de ser obrigação

A partir do momento em que atingimos a independência financeira, deixamos de ter aquela necessidade permanente de correr atrás para fechar as contas no fim do mês. A estabilidade permite que paremos de trabalhar de um dia para o outro ou que reduzamos o ritmo sem que isso afete a saúde financeira.

Essa liberdade que a independência financeira proporciona é o grande presente por anos de sacrifício de poupança. Com ela, vem também a oportunidade de se aventurar por caminhos inexplorados e encontrar trabalhos que possam lhe trazer satisfação pessoal.

Quando o trabalho deixa de ser obrigação, podemos assumir novos riscos. Talvez você decida abrir um negócio que dê prejuízo durante muitos meses. Mas, se aquilo lhe traz prazer, é muito justo que você dedique seu tempo a tal atividade. O trabalho para aposentados tem tudo a ver com a ideia de buscar plenitude por meio do ofício escolhido. A finalidade não é mais o dinheiro, é algo muito maior, uma liberdade intangível e caracterizada por novas experiências.

A busca pela independência financeira

Muitas pessoas têm de trabalhar depois da aposentadoria por não terem construído reservas suficientes ao longo da vida. A diferença, em casos assim, é a menor liberdade de escolha.

Se alguém depende de trabalho para pagar a conta de luz ou o plano de saúde, é evidente que aceitará um trabalho que não seja necessariamente recompensador sob o ponto de vista emocional. A ausência de liberdade traz um sentimento de frustração quando se percebe a falta de evolução quando nos encaminhamos para a reta final da vida.

Justamente por valorizar a liberdade de escolha, defendo que as pessoas busquem a independência financeira desde jovens. Uma vez construída a riqueza monetária, elas terão a possibilidade de buscar aquela riqueza intangível que mencionei acima.

trabalho para aposentados é uma forma de manter a mente ativa e dedicada a uma atividade que tem significado – algo que fazemos porque gostamos, não porque vai nos ajudar a pagar as contas. Quero lhe ajudar a entender melhor os conceitos de independência financeira e inteligência financeira. Clique aqui e saiba como a sua vida pode mudar a partir do equilíbrio das finanças.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Gustavo Kahil - 05/03/2019 - 9:51

Cotações Crypto
Pela Web