Mercados

Trade eleitoral dá um tempo até nova pesquisa; PSL e PT definem aliados

09 out 2018, 10:50 - atualizado em 09 out 2018, 10:50
A B3 registrou recordes de volume e negócios na segunda-feira após as eleições

Após a disparada de 4,57% em reação ao desempenho do candidato Jair Bolsonaro (PSL) no primeiro turno das eleições presidenciais – que o colocam com boa vantagem contra Fernando Haddad (PT) no 2º turno -, os investidores pausam o otimismo para aguardar novas informações sobre a disputa. O Ibovespa opera próximo da estabilidade, enquanto o dólar continua a cair e é negociado a R$ 3,74.

+ Investidores sofrem com falhas nas corretoras em dia histórico da Bolsa

“Afinal, com 46% dos votos, e um eleitorado praticamente “inabalável”, o desafio de Bolsonaro parece muito mais palpável que o de Haddad, embora muita especulação e volatilidade seja esperada até a efetiva votação”, lembram os analistas da corretora H.Commcor em um relatório. Além disso, a expectativa é de que hoje PSB, PSDB, Rede, DC e PPL anunciem as decisões sobre apoios e alianças.

Vale lembrar que na segunda-feira à noite os dois oponentes concederam a primeira entrevista ao Jornal Nacional (veja aqui).

+ Opinião: O Bull Market brasileiro começou

A XP Investimentos resumiu os principais pontos elencados por cada um:

Bolsonaro –  (1) reduzir o número de ministérios e privatizar estatais, sem detalhes, (2) manter o programa Bolsa Família, (3) buscar alianças com deputados “limpos” de centro-direita e retirar apadrinhados políticos de ministérios e (4) se aproximar dos EUA, Europa, Israel e Japao se eleito.

Haddad –  mostrou que pretende conseguir apoio de Ciro, Boulos e Marina, além de destacar que vai adicionar temas como política sociais, relações exteriores e segurança, falando de “empoderamento” da polícia.

Pesquisas e debates

Segundo o site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a próxima pesquisa de intenções de será divulgada nesta quarta-feira (10) e será realizada pelo Datafolha (Folha de S.Paulo e TV Globo). Os dados serão coletados entre segunda e terça. A margem de erro máxima prevista é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Depois, na quinta-feira (11), o primeiro debate dos presidenciáveis está agendado para ocorrer na TV Bandeirantes. A participação de Bolsonaro ainda é incerta.

Na sexta-feira, mais uma pesquisa eleitoral está confirmada. A XP Investimentos deve divulgar o seu levantamento semanal em conjunto com a Ipespe, provavelmente antes da abertura dos mercados.

No domingo (14) é a vez do debate na TV Gazeta, que é realizado em parceria com o Estadão. Na segunda-feira (15), é a vez da Rede TV!. O SBT realiza o seu embate no dia 17, uma quarta-feira. A Record faz o penúltimo encontro no dia 21, domingo. A Globo ainda não confirmou a sua data, mas provavelmente irá realizar o último debate no dia 25 (quinta-feira).

Outras pesquisas dos institutos Ibope, Poder 360 e Paraná também devem ser publicadas, mas ainda sem datas confirmadas.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
gustavo.kahil@moneytimes.com.br
Twitter Linkedin
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Leia mais sobre:
Em quais ações investir neste mês?

Veja a carteira recomendada da Empiricus Research, BTG Pactual e outras corretoras e casas de análise do mercado

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar