Bancos

Traders avaliam riscos de política de afrouxamento do Federal Reserve

30 out 2020, 14:53 - atualizado em 30 out 2020, 14:53
“O Fed é tanto incendiário quanto bombeiro”, disse James Athey, gestor da Aberdeen Standard Investments (Imagem: REUTERS/Kevin Lamarque)

Muitas das ideias de investimento com os melhores resultados em 2020 dependiam do que o Federal Reserve estava fazendo para combater o impacto econômico do coronavírus.

À medida que 2021 se aproxima, surge um novo tema: encontrar maneiras de lucrar – ou pelo menos sobreviver – com as possíveis consequências indesejadas da acomodação monetária sem precedentes do banco central dos EUA e da mão pesada nos mercados de dívida.

Juros perto de zero possivelmente por uma década levantam o espectro dos riscos para a estabilidade financeira. Gestores de fundos esperam cada vez mais bolhas de ativos e forte queda dos mercados acionários, dólar desvalorizado e aceleração desestabilizadora da inflação, o que reacende o debate sobre o lado sombrio da política monetária de afrouxamento dominante após a crise de 2008.

Já há evidências de que alguns dos riscos estão se materializando. Alguns investidores agora questionam a clássica estratégia de alocação de ativos 60/40 (60% do portfólio em ações e 40% em renda fixa) em meio a preocupações de que os detentores de títulos do Tesouro dos EUA de longo prazo possam enfrentar grandes perdas.

“O Fed é tanto incendiário quanto bombeiro”, disse James Athey, gestor da Aberdeen Standard Investments, que administra mais de US$ 500 bilhões. “Está fixando os preços dos ativos que normalmente seriam usados para expressar preocupação na comunidade de investidores informados sobre o que o Fed está fazendo.”

Athey comprou ouro para sua conta pessoal a fim de se proteger contra a inflação que virá das bolhas nos preços de imóveis e outros ativos.

É uma estratégia de hedge popular, mas, de forma menos convencional na Aberdeen, evita ou aposta em posições vendidas de títulos do Tesouro de longo prazo.

E não está sozinho. O hedge fund Penso Advisors diz que perdeu a confiança nos títulos como proteção contra o “derretimento” das ações que a empresa e pares como a LongTail Alpha esperam.

O Fed está “criando enormes problemas de instabilidade financeira para o futuro”, disse Athey.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
bloomberg@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar