Mercados

Transmissão Paulista e Neoenergia recuam após saírem à frente em leilão de transmissão de energia

19 dez 2019, 15:50 - atualizado em 19 dez 2019, 15:50
Energia Elétrica
A queda das ações ocorreram pelo desconto gerado pela concorrência (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

Depois de iniciarem à frente em leilão de concessões para projetos de transmissão de energia realizado pelo governo, ao lado de empresas de construção, as ações da Cteep e Neoenergia e da Neoenergia operam com queda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O certame tem registrado intensa concorrência e deságios superiores a 50% em relação à receita anual teto oferecida por cada empreendimento.

Desta forma, por volta das 15h44, os ativos da Transmissão Paulista (TRPL4) perdiam 0,44% a R$ 22,39, enquanto que os da Neoenergia cedem 1,75% a R$ 23,64.

Por volta das 12h30, com 8 lotes de projetos licitados, de 12 no total, o certame tinha a Cteep como principal vencedora— a empresa controlada pela colombiana ISA havia arrematado três empreendimentos, todos com descontos superiores a 60%.

A Neoenergia, do grupo espanhol Iberdrola (IBE), levou um projeto, com deságio também agressivo, de 64%, enquanto outras elétricas, como Equatorial (EQTL3), Energisa (ENGI4), Cemig (CMIG4), Taesa (TAEE11) e a chinesa State Grid e sua controlada CPFL (CPFE3) chegaram a apresentar lances, mas passavam em branco até o momento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As empresas Zopone Engenharia e Montago Construtora ficaram com um lote cada, assim como o consórcio VSF Transmissoras e o consórcio Nordeste.

Os 12 empreendimentos licitados nesta quinta-feira, que demandarão cerca de 4,2 bilhões de reais em investimentos, precisarão ser concluídos em prazos de 36 a 60 meses após a assinatura dos contratos.

Os projetos arrematados pela Cteep (1, 6 e 7) deverão demandar cerca de 1,33 bilhão de reais em aportes, segundo estimativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O projeto arrematado pela Neoenergia, lote 9, está orçado em cerca de 303,3 milhões de reais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar