Transpetro, da Petrobras (PETR4), relançará licitação para barcaças no Brasil

A Transpetro, subsidiária de transporte e logística da Petrobras (PETR4), deverá relançar uma licitação para a construção de barcaças após o baixo interesse em um processo de licitação iniciado em maio, disse o presidente da companhia, Sergio Bacci, nesta terça-feira.
Em maio, a empresa lançou a licitação para as quatro barcaças destinadas a operações de transporte de combustível, quatro empurradores e um rebocador, mas apenas um construtor naval apresentou propostas, a um preço considerado muito alto pela Transpetro, disse Bacci.
- CONFIRA: Está em dúvida sobre onde aplicar o seu dinheiro? O Money Times mostra os ativos favoritos das principais instituições financeiras do país; acesse gratuitamente
Agora a ideia é relançar a licitação incluindo um total de 20 barcaças, o que poderia torná-la mais atraente para os construtores, disse Bacci, nos bastidores de um evento no Rio de Janeiro.
“Estamos fechando o procedimento”, disse Bacci. “Em setembro, devemos soltar a licitação das barcaças.”
No anúncio de maio, a empresa havia dito que planejava contratar 20 barcaças, 20 empurradores e quatro rebocadores até o fim de 2026. Bacci não deixou claro se a nova licitação também incluiria os demais empurradores e rebocadores que a empresa pretende adquirir.
Em maio, a Transpetro afirmou que a iniciativa permitiria a entrada da companhia no modal de navegação interior e que poderia posicioná-la como uma das maiores operadoras de barcaças para o transporte de combustíveis do país.