Internacional

Transporte coletivo autônomo chega às ruas americanas

08 fev 2020, 19:17 - atualizado em 05 fev 2020, 17:51
Carro Autônomo
Um veículo elétrico financiado principalmente pelo governo federal oferecerá aos moradores acesso a serviços que desapareceram lentamente da área (Imagem: Youtube/City of Columbus)

Quando a rodovia Interestadual 71 chegou a Columbus, na década de 1960, o bairro de South Linden estava praticamente isolado do resto da cidade, preso entre ferrovias ao sul e ao leste e a nova estrada de concreto a oeste.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais de meio século depois, a tecnologia autônoma está ajudando a reconectar South Linden com o restante da capital de Ohio.

Um veículo elétrico financiado principalmente pelo governo federal oferecerá aos moradores acesso a serviços que desapareceram lentamente da área.

O projeto, chamado Linden LEAP, também fornecerá dados necessários para outras cidades que contemplam alternativas de transporte semelhantes.

Na quarta-feira, South Linden se torna a vitrine do primeiro ônibus residencial público autônomo dos EUA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sete dias por semana, nos próximos 12 meses, residentes poderão andar de graça em veículos altos e coloridos que se assemelham a uma combinação de micro-ônibus e van.

Os veículos percorrem uma rota que se estende por quase 5 quilômetros.

O ônibus é uma das várias experiências decorrentes do Smart Cities Challenge, um programa da administração Obama que visa incentivar cidades de médio porte a desenvolver modos avançados de transporte usando (entre outras novas tecnologias) veículos elétricos e autônomos. Columbus venceu seis outros finalistas – Austin; Denver; Kansas City, Missouri; Pittsburgh; Portland, Oregon; e São Francisco – entre as 78 que participaram.

Com uma verba federal de US$ 40 milhões, US$ 10 milhões da Vulcan, do falecido Paul Allen, além de contribuições e serviços de empresas regionais, como da Universidade Estadual de Ohio e da Honda Motor, nasceu o “Smart Columbus”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O escopo do programa é audacioso para uma cidade de médio porte nos EUA. Financia projetos que variam de testes de veículos elétricos a carros conectados digitalmente.

Também está construindo quiosques com sistemas de pagamento que permitem que os usuários planejem viagens combinando vários tipos de transporte – incluindo patinetes elétricos, bicicletas, Uber, Lyft e o sistema de ônibus da cidade, a Central Ohio Transit Authority (COTA).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
bloomberg@moneytimes.com.br
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar