Inteligência Artificial: O tema de hoje e do ano que vem
A discussão da inteligência artificial e dos perigos dos chamados “deepfakes” é o fio condutor da quarta temporada de The Morning Show, série protagonizada por Jennifer Aniston (a Rachel, de Friends) na AppleTV.
Para quem não sabe do que se trata: a série é ambientada numa emissora de televisão e acompanha de perto Alex Levy, apresentadora interpretada por Aniston que, nesta temporada, é vítima de uma deepfake que pode destruir sua carreira.
Confesso que li críticas negativas sobre a nova leva de episódios e fiquei com o pé atrás. Mas ao assistir, gostei demais da abordagem – e da forma com que a série não sai de si para abordar um tema sério. Continua sendo entretenimento, mas muito bem amparado.
O assunto “perigos da IA” tem me tomado alguma atenção. O podcast “Futuramente”, apresentado pela futurista Martha Gabriel e pela jornalista Carol Tamassia me fisgou com a mesma isca ao trazer boas discussões sobre tecnologia e o futuro, com a IA, como não poderia deixar de ser, no centro da mesa.
Agora, se você for mais intelectual ainda e quiser ler sobre o tema, recomendo uma discussão mais aprofundada e filosófica com Nexus: Uma breve história das redes de informação, da Idade da Pedra à inteligência artificial do celebrado Yuval Noah Harari, que aborda a sociedade da desinformação em que vivemos a partir de um histórico das nossas redes de informação e de que como nos comunicamos há mais de 100 anos. É sensacional.
Na última coluna de 2025, queria falar sobre algo que apontasse para o futuro. E bolha ou não bolha (discussão que vamos acompanhar longamente no mercado), a IA é a pauta de hoje e a de amanhã. Não vejo o ano que começa sem esse tema em debate. Daí, é bom estar fundamentado caso o assunto surja durante a festa de réveillon.
Boa virada!
The Morning Show
4 temporadas
Onde assistir: Apple TV
Futuramente
2 temporadas
Onde assistir: Spotify ou Apple Podcast, no canal da CBN
Nexus: Uma breve história das redes de informação, da Idade da Pedra à inteligência artificial
Autor: Yuval Noah Harari
Editora: Companhia das Letras
Nota na Amazon: 4,7/5