Empresas

Troca de liderança na Amazon Brasil é “levemente negativa” para Mercado Livre, diz Itaú BBA

22 jan 2025, 16:04 - atualizado em 22 jan 2025, 16:04
amazon
(Imagem: Facebook/Amazon.com)

A mudança na liderança da unidade brasileira da Amazon, com a entrada de Juliana Sztrajtman em substituição a Daniel Mazini, antigo country manager da Amazon Brasil, é uma notícia negativa para o Mercado Livre (MELI34), ao menos marginalmente, afirmou relatório do Itaú BBA divulgado nesta quarta-feira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O movimento poderia representar uma investida mais forte da Amazon nas operações no Brasil, em meio a um cenário desafiador para a companhia e à ameaça de rivais como a Shopee, disseram os analistas do banco, liderados por Rodrigo Gastim.

  • Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado 

“O copo meio cheio destaca todos os desafios enfrentados pela Amazon para crescer no Brasil (evidenciados pelos desafios para integrar e acelerar o número de vendedores) — mas isso não é novidade”, afirmaram em relatório.

“Por outro lado, alguns podem interpretar como uma iniciativa da Amazon para tentar revitalizar o negócio no país, sendo mais agressiva e criando um nível mais intenso de competição para algumas categorias.”

Segundo a equipe do Itaú BBA, um obstáculo crítico para o sucesso da Amazon tem sido sua abordagem nas relações com os vendedores, com desafios na integração de novos vendedores e produtos limitando uma expansão mais rápida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Adaptar o protocolo baseado nos Estados Unidos para o mercado local tem se mostrado desafiador”, disseram os analistas, acrescentando que a Amazon obteve êxito em áreas como livros, mas tem estado ausente de outros segmentos importantes, como vestuário, devido às “complexidades inerentes à categoria”.

A Amazon anunciou nesta semana a renúncia de Daniel Mazini do comando das operações da Amazon no Brasil e a entrada de Juliana Sztrajtman, que liderou a divisão de varejo da companhia nos últimos anos.

Para analistas do Itaú BBA, embora a Amazon permaneça entre os principais concorrentes do Mercado Livre no Brasil, a Shopee, do grupo asiático Sea, tem rapidamente surgido como o principal desafio.

O volume bruto de mercadorias (GMV) estimado da Shopee alcançou quase 60 bilhões de reais no ano fiscal de 2024, o dobro do ano anterior, disse o banco, enquanto essa métrica para a Amazon é estimada em cerca de 35 bilhões de reais, um quarto do GMV do Mercado Livre, que se destaca no mercado brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar